Cidade Universitária realiza Semana Acadêmica de Direito

Nome do destinatário:
E-mail do destinatário:
Comentários:
Começa nesta terça-feira (22) a Semana Acadêmica de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF)/Campus Macaé, na Cidade Universitária. A programação segue até quinta-feira (24), com palestras, minicursos, exibição de vídeo e debate.

Na quinta-feira, às 14h, será realizado o I Encontro dos Pesquisadores em Direto da UFF, reunindo representantes de Niterói, Macaé e Volta Redonda.

A Cidade Universitária está localizada na Avenida Aloizio da Silva Gomes, 50, bairro da Glória, telefone: (22) 2796-2500.

A única programação que será fora da Cidade Universitária será no encerramento, na quinta-feira, a partir das 19 horas, no Auditório do Sindipetro, no Centro, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil. A palestra terá como tema "O Elogio das Aparências - Hannah Arendt e a Crítica aos Direitos Humanos", com a professora Helena Cláudia de Faria Guimarães, Mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal).

Veja a programação completa:

Terça-feira, dia 22

- 14:00/18:00 horas – Sala 207 – Encontro dos Monitores de Macaé – Exposições dos Projetos de Monitoria desenvolvidos por alunos em Macaé – Presidente da Mesa: Prof. Sônia Barroso B. Soares

-18:30 / 22:00 horas – Auditório Cláudio Ulpiano – Cidade Universitária – Granja dos Cavaleiros - Macaé - Palestra: O Novo Mandado de Segurança – Des. Alexandre Freitas Câmara – Presidente da Mesa: Professor Jorge Lourenço Flores

Quarta-feira, dia 23

- 10:00/12:00 horas – Sala 207 – Palestra: Violência Doméstica: Meios alternativos de solução dos conflitos - Presidente da Mesa/Palestrante: Prof. Márcia Michele Garcia Duarte - Resumo: A violência doméstica representa um grande desafio ao direito e os meios alternativos podem conferir respostas justas para além de meras respostas judiciais nestes casos.

-14:00/18:00 - Minicurso: Noções Iniciais de Mediação e Arbitragem - Prof. Giselle Picorelli – Sala 207

-18:30/21:30 horas – Auditório Cláudio Ulpiano – Cidade Universitária – Granja dos Cavaleiros - Macaé – DEBATE: CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM NO MUNDO EMPRESARIAL – Professores Giselle Picorelli e Jorge Lourenço Flores – Presidente da Mesa: Prof. Cibele Carneiro da Cunha

Quinta-feira, dia 24

- 09:00 / 12:00 horas – Auditório Cláudio Ulpiano – Cidade Universitária – Granja dos Cavaleiros - Macaé: Minicurso: O Direito do Consumidor a partir de uma Perspectiva Discursiva – Prof. Cândido Duarte

- 14:00/18:00 horas – I Encontro dos Pesquisadores em Direito da UFF (Niterói, Macaé e Volta Redonda) – Sala 207 – Abertura – Presidente da Mesa: Prof. Daniel Arruda Nascimento – GTs nas salas 202, 203, 204, 205, 206 e 207 – Participantes: Grupos de Pesquisa e Coordenadores

- 19:00/21:30 horas – Auditório do Sindipetro/OAB – Centro – Macaé - Palestra: O Elogio das Aparências - Hannah Arendt e a Crítica aos Direitos Humanos – com a Prof. Helena Cláudia de Faria Guimarães – (Portugal) Mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa (2001). Doutoranda em Direito na Universidade Nova de Lisboa, cujo de tese é: “Aporias do Julgar: A conceptualização filosófica das categorias de Mal, Culpabilidade individual e Responsabilidade do Estado e sua interpretação pelas instâncias judiciais internacionais, no caso paradigmático do Genocídio.” Presidente da Mesa: Prof. Dr. André Saddy.

Rodapé

AV. Presidente Sodré, 534, Centro