Cidade Universitária recebe curso para médicos

13/04/2018 16:01:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Arquivo Secom/João Barreto

Serão quatro cursos de capacitação para médicos que atuam nas UTIs, a partir deste sábado

A Secretaria Adjunta de Ensino Superior, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, oferecerá quatro cursos de capacitação para os médicos que atuam nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) do Hospital Público de Macaé (HPM) e do Hospital São João Batista (HSJB). O objetivo é credenciar leitos das UTIs junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), em cumprimento à legislação. O primeiro curso “Suporte neurológico grave” será ministrado pela professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a neurocirurgiã Laila Zelkcowicz Ertler, neste sábado (14), no Auditório Claudio Ulpiano, na Cidade Universitária, das 8h às 17h.

A equipe da Superintendência Acadêmica de Ensino Superior, responsável pela elaboração e logística operacional dos cursos, informou que este primeiro curso continuará no dia 5 de maio e os próximos serão realizados em 25 de abril, “Suporte avançado de vida em cardiologia”; 30 de maio, “Fundamentos básicos em UTI”; e 27 de junho, “Via aérea difícil”, todos com o cardiologista Joel Tavares Passos, que tem experiência em Medicina Intensiva. Cada curso habilitará cerca de 25 médicos que receberão o certificado emitido pela Secretaria de Ensino Superior.

Os cursos são necessários devido à expansão da oferta, no município, do número de leitos para adequar às necessidades da demanda hospitalar da população e para que a gestão da saúde atenda aos critérios exigidos por lei para habilitar o funcionamento de todos os leitos existentes nas UTIs da rede pública municipal de saúde. O secretário adjunto de Ensino Superior, Márcio Magini, explicou que Macaé vai oferecer um curso a mais que o mínimo exigido pela lei.

Ele enfatizou a importância da Secretaria de Ensino Superior na elaboração e organização de cursos em diversas áreas, para órgãos internos da prefeitura, na gestão de processos seletivos de vestibulares, do Programa de Residência Médica, em parceria com a Secretaria de Saúde, oferta de cursos em escolas municipais por meio da Universidade Livre (Unilivre), além de suporte para o crescimento das Instituições de Ensino Superior do município.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.