Colégio de Aplicação forma 60 alunos nesta quinta

14/12/2017 10:03:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Rui Porto Filho

Formatura será realizada no auditório da Cidade Universitária

Sessenta alunos do Colégio de Aplicação (CAp), da prefeitura, chegam, nesta quinta-feira (14), mais perto do sonho de fazerem um curso superior. Diante de familiares e amigos, eles receberão o certificado de conclusão do Ensino Médio cheios de conhecimentos, mas também com sonhos e esperanças. A solenidade de formatura, que sempre tem cara de última aula, será realizada no Auditório Claudio Ulpiano, no Bloco A, da Cidade Universitária, das 18h às 22h, e significa que, a partir de agora, eles estão aptos a fazer um curso superior e são os protagonistas de mais um passo para o futuro.

Foram dias inteiros de estudos integrados, de segunda a sexta-feira, com sol e chuva, compartilhados com os professores e os pais responsáveis pelo início desta nova etapa na vida desses jovens entre 17 e 18 anos de idade. Muitos deles já começam o ano de 2018 na universidade, pois o CAp capacita os alunos para concorrerem às melhores vagas no ensino superior registrando todo ano o índice médio de 65% de aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas de vários municípios e estados.

Os números são positivos porque, além de apresentar a matriz curricular básica, o CAp desenvolve a formação mais ampla, integral, dos alunos, oferecendo também muita arte, teatro, música e outras disciplinas eletivas, com discussões que levam à cidadania com responsabilidade. A marca são os professores presentes no cotidiano do colégio e que se fazem presentes na vida dos alunos no trabalho de parceria com os pais.

A porta de entrada ao CAp é o processo seletivo que todo ano atrai mais alunos, sendo um dos mais concorridos do município e região. Este ano, foram inscritos 1.224 candidatos, 484 a mais que o processo anterior.

O Colégio de Aplicação completou este ano sete anos de existência e a sexta turma de formandos, ou seja, apesar de pouco tempo de criação, tem uma grande história. Tudo isto acontece, segundo sempre falam os alunos, em meio a muitas horas de artes sonoras e visuais, oficinas, informática, leitura, produção textual, inglês, espanhol, introdução à metodologia científica, filosofia e outras aulas, mas, todos os dias, com diversão, integração e partilha entre alunos, professores, pais e a comunidade.

É como disse uma ex-aluna, Larissa Ninice: “No CAp a gente aprende a estudar para a vida”.

O CAp pertence à rede municipal de ensino, vinculado à Secretaria de Educação, e está localizado à Alameda Almirante Raimundo Corrêa, 151 bairro Novo Cavaleiros. A Cidade Universitária, onde será a formatura, fica à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros, e é sede da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), municipal, e das federais UFF e UFRJ onde muitos desses formandos vão começar o ano estudando.


Fotos Relacionadas