Começa distribuição de máscaras fabricadas em Macaé

03/04/2020 16:49:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Divulgação

Equipamentos são voltados para profissionais de saúde

Três mil profissionais da área da saúde que atuam em Macaé começaram a receber, nesta sexta-feira (3), em uma primeira etapa, as máscaras estilo face shield que estão sendo fabricadas na Cidade Universitária. A iniciativa foi possível a partir da criação de um grupo que envolve Prefeitura de Macaé- Secretaria de Ciência e Tecnologia e Laboratório Inovar - as Universidades Federais Fluminense (UFF) e do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Federal Fluminense (IFF), além de grandes empresas que doaram toda a matéria-prima.

Segundo o secretário adjunto de Ciência e Tecnologia. Carlos Eduardo Lopes da Silva, as máscaras seguem todos os padrões determinados pela Agência Nacional de Saúde (Anvisa), são feitas com material acrílico, impressas em 3D e usam uma placa de acetado, criando uma espécie de escudo.

As máscaras são sempre entregues na Secretaria de Saúde, que redistribui para o Centro de Triagem do Doente por Coronavírus, além de outras unidades de saúde e para a Secretaria de Desenvolvimento Social.

Carlos Eduardo informou que essa é uma das iniciativas apoiadas pela Secretaria de Ciência e Tecnologia nas ações contra o coronavírus. Além desse projeto de impressão 3D, também foram criados outros grupos de trabalho a partir da chamada de contribuições de pesquisadores e startups no combate ao Covid-19. Foram selecionados 35 projetos e criados quatro grupos de trabalho: impressão 3D, testes e diagnósticos, produção e distribuição de álcool gel e produção de aplicativos para contribuição no combate ao coronavírus.


Fotos Relacionadas