Começa nesta terça a I Jornada de Saúde Mental

28/09/2020 20:14:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Objetivo é propor reflexões e estratégias psicológicas e comportamentais no período de suspensão das aulas

Começa nesta terça-feira (29), a I Jornada de Saúde Mental da rede municipal. A programação virtual voltada para os profissionais da educação se estenderá até o dia 22 de outubro. Para garantir a participação de todos e abordar as especificidades laborais, a Jornada foi dividida em dias e públicos diferentes. Serão três grupos que participarão de dois encontros cada, realizados sempre às 15h pelo YouTube. O objetivo do evento é propor reflexões e estratégias psicológicas e comportamentais para o manejo emocional, no período de suspensão das aulas, em função do distanciamento social.

Outra proposta da Jornada é auxiliar cada servidor no conhecimento de como acolher o colega de trabalho e/ou aluno que esteja precisando de um olhar diferenciado, considerando que as mudanças ocorridas neste período trouxeram incertezas e sentimentos diversos. O tema "Depressão e prevenção ao suicídio" será mediado pelas psicólogas Sandra Reis e Karine Rocha. Já a abordagem "Emoções diante da Vida e da Morte" será destacado pelas psicólogas Érica Maia e Juliana Andrade.

Nesta terça-feira (29), a programação será direcionada para equipe gestora (diretores, orientadores pedagógicos, orientadores educacionais, professores orientadores e supervisores de ensino). O tema será "Depressão e prevenção ao suicídio" e o link de acesso é https://youtu.be/ufomOCmVhS4. Já na quinta-feira (1 de outubro), o enfoque será "As emoções diante da vida e da morte", através do link; https://youtu.be/5E3G_SyeM.

Já na segunda semana de outubro, a programação prosseguirá para atendimento ao grupo de professores. No dia 6 de outubro, a abordagem será “Depressão e prevenção ao suicídio", através do link https://youtu.be/xslmPxU4pGk. Já a temática “As emoções diante da vida e da morte" será abordada no dia 8 de outubro, através do link https://youtu.be/j5qCHoxMeU.

O cronograma seguirá na terceira semana, junto às equipes de apoio (auxiliares de serviços gerais, auxiliares de serviços escolares, coordenadores de turno, administrativos, e equipe de apoio). No dia 20 de outubro, a programação terá o retorno do tema “Depressão e prevenção ao suicídio", que será acessado através do link https://youtu.be/ziLxsWa6M. No dia 22 de outubro, a Jornada vai destacar o assunto "As emoções diante da vida e da morte", pelo acesso https://youtu.be/ePvoCidE4I.

A programação é uma parceria da Superintendência de Educação Integrada com as superintendências de Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio, que elaborou, através do Serviço de Psicologia, o projeto "Cuidar de quem cuida", que tem o objetivo de oferecer para as escolas municipais um momento de acolhimento e reflexão sobre o atual cenário.

O projeto "Saber cuidar" visa desenvolver as Competências Socioemocionais. Pelo projeto, as escolas têm sido orientadas a incluírem no projeto político pedagógico o trabalho com as competências socioemocionais elencadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os professores estão elaborando atividades que desenvolvam não só o saber, mas também o sentir. Além disso, os espaços escolares, em sua maioria, têm colocado na agenda o tema sobre "Cuidado com os Professores," levando para os encontros virtuais, a realização de palestras com profissionais da saúde sobre a importância da saúde emocional.