Curso capacita professores em ensino remoto

20/10/2020 16:51:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Desde o início da pandemia, aulas e atividades são realizadas online

Professores do segundo segmento do Ensino Fundamental e Ensino Médio atuam como multiplicadores da segunda etapa do curso online Formação Google For Education. No módulo “Sala de aula - Agenda e Meet”, eles orientam outros profissionais do segmento até a próxima terça-feira (27). Iniciada no mês de setembro, a formação prossegue até novembro, com o objetivo de instrumentalizar os participantes no desenvolvimento do ensino remoto em busca de um trabalho dinâmico, interativo, com planejamento pedagógico e pautado na educação online. A programação é ministrada pela equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM), da Secretaria de Educação, através do link do Google Meet.


Os próximos módulos também vão acontecer em duas etapas, consecutivamente, a primeira ministrada pelo NTM, a segunda é promovida pelos participantes que multiplicam as informações para outros educadores através de aulas assíncronas (encontros online ao vivo). O cronograma segue com “Google Drive e Formulário”, previsto para o período de 28 de outubro a 10 de novembro (primeira fase) e 11 até 24 de novembro (segunda etapa). Já o último módulo será “Interatividade e Recursos Virtuais”, em que as primeiras e segundas fases estão previstas para os dias 25 de novembro a 8 de dezembro, além de 9 a 22 de dezembro. A formação foi iniciada com o curso técnico operacional.

Inicialmente, a formação é direcionada aos profissionais que atuam no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, além de integrantes das Superintendências de Ensino Fundamental e Médio; Superintendência de Educação Integrada (Educação Inclusiva e Centro Municipal de Atendimento Especializado). Os que atuam junto ao Ensino Fundamental I e Educação Infantil serão atendidos em uma próxima programação.

O NTM é da Prefeitura de Macaé, vinculado à Secretaria Municipal de Educação, e oferece cursos gratuitos na área da Educação Digital para alunos, professores e demais profissionais e cidadãos. O Núcleo disponibiliza programação virtual no site eletrônico ntmmacae.com/site/. Na plataforma são encontrados conteúdos de estudo relevantes aos professores. No site também pode ser acessado o blog www.educacaonaopara.com, que faz parte do projeto "Educação não para e não deixa ninguém parado".