Dia Nacional da Alimentação na Escola é comemorado neste sábado

20/10/2017 15:56:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Guga Malheiros/Arquivo Secom

Cerca de 500 alunos da rede municipal recebem cardápio diferenciado

O Dia Nacional da Alimentação na Escola, comemorado neste sábado (21), está sendo lembrado na rede municipal por medidas voltadas à prevenção. Uma das ações é direcionada à segurança alimentar com oferecimento de cardápio diferenciado para cerca de 500 alunos, que apresentam patologias como intolerância à lactose, alergia a leite, glúten, ovo, chocolate, corante, soja e diabetes. Em Macaé, a rede municipal oferece 56.906 refeições diárias, que abrangem café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.

Os estudantes com algum tipo de intolerância são atendidos com adequação ao cardápio, com a utilização de produtos ideais como pão e requeijão ligths, adoçante e leite de soja. Adriel do Prado Neves, de cinco anos, é um dos estudantes que recebe alimentação diferenciada. Com alergia a leite, a merenda especial oferecida ao pequeno na Escola Municipal de Educação Infantil Anna Benedicta da Silva Santos é aprovada pela mãe, Aine Pereira do Prado Neves.

"A direção da escola está de parabéns pelas atividades voltadas à inclusão dos alunos com necessidades especiais de alimentação. Também recebo o cardápio da semana na agenda, o que é fundamental para acompanhar a rotina alimentar do meu filho. Fui bem recebida pela equipe de nutrição da Educação. Todos os profissionais devem estar preparados para receber alunos com algum tipo de alergia. Tem que ter cuidado com a alimentação, mas tem que haver inclusão e igualdade para que o estudante não se sinta diferente", conta a mãe.

Para melhor atendimento, a equipe de oito nutricionistas realiza, semestralmente, treinamento com cerca de 300 merendeiras que atuam nas escolas. A finalidade é assegurar o oferecimento adequado da merenda. Além disso, as nutricionistas verificam se o cardápio especial é devidamente cumprido.

De "olho" na formação de hábitos alimentares saudáveis, as unidades municipais promovem atividades e projetos pedagógicos específicos. A Escola Municipal Professora Anna Benedicta da Silva Santos (Centro) é uma delas. O espaço conta com 398 alunos e promove o projeto "Alimentação Saudável". Segundo a diretora Giseli Abreu, a escola prima pela saúde dos alunos. "Temos 25 alunos que apresentam patologias. Nossa equipe é comprometida com o zelo e cuidado de todos os alunos que recebem merenda adequada e especial, até mesmo nas programações festivas da escola", conta.

Segmentos

A rede municipal também oferece alimentação adequada para cada segmento, garantindo os nutrientes necessários para o melhor desenvolvimento do estudante. Para isso, alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) recebem porções adequadas na alimentação.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a proposta da rede municipal é contribuir para o crescimento, aprendizagem, rendimento escolar e formação de hábitos saudáveis dos alunos. "A rede municipal segue as previsões do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Agradecemos aos nutricionistas e equipes gestoras pelo comprometimento quanto ao oferecimento da merenda", ressalta.

O município também segue a resolução 26, de 17 de junho de 2013, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da Educação Básica. A educação municipal também prioriza a inclusão de alimentos frescos e saudáveis na merenda escolar, que segue a determinação da Lei 11.947/2009 e prevê a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do Governo Federal, na compra de produtos da Agricultura Familiar.

O trabalho conta com a atuação de cerca de 70 produtores provenientes da região Serrana (Sana, Frade, Trapiche, Córrego do Ouro e Serra da Cruz), Assentamento Celso Daniel e cooperativas da região. A iniciativa fortalece a Agricultura Familiar e também contribuí com o desenvolvimento social e econômico local. Entre os gêneros da região destacam-se alface, inhame, batata doce, aipim e banana.

Antes de ir para os refeitórios das escolas municipais todos os gêneros são devidamente avaliados, pesados e separados para atender alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio da área central, bairros e região serrana. O trabalho é uma ação integrada das secretarias de Educação e Agroeconomia.