Educação abre inscrições para o concurso 'Avança Ideb'

11/09/2019 11:16:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Print

Poderão participar estudantes do 5º e 9º ano de escolaridade

Estão abertas até segunda-feira (16) as inscrições para o concurso de slogan com logomarca e grito de guerra "Avança Ideb". Para participar basta enviar formulário de inscrição para o endereço eletrônico livro.macae@gmail.com ou comparecer com a ficha que está disponível no portal www.ntmmacae.com. Os candidatos devem ir à sala da Superintendência de Ensino Fundamental, que funciona na Rua Vereador Djalma Sales Pessanha, 591 - Novo Botafogo. Poderão participar estudantes do 5º e 9º ano de escolaridade, e alunos das turmas em que será aplicado o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb-antiga Prova Brasil), prevista para os dias 14 e 25 de outubro nas escolas municipais. Os alunos deverão criar um grito de guerra com a sigla Ideb e também enviar vídeo para o email livro.macae@gmail.com.

A produção individual do slogan deve abranger frase curta de fácil memorização com os objetivos da campanha e uma logomarca (desenho). A sigla Ideb é obrigatória e cada escola poderá enviar um trabalho por ano de escolaridade. Já a elaboração do grito de guerra deve ser coletiva, com no máximo cinco estudantes, e original.

A divulgação dos resultados será no dia 23 de setembro. Os trabalhos passarão pela comissão da Secretaria Municipal Adjunta de Educação Básica (Semaeb), que avaliará os quesitos originalidade, criatividade e coerência, conforme o tema do concurso. Os alunos e turmas selecionadas terão os gritos de guerra e slogans divulgados em projetos pedagógicos da Secretaria de Educação.

A premiação, cuja data ainda será divulgada, contará com entrega de certificados e homenagens aos vencedores. De acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, esta é a forma de incentivar ainda mais o processo aprendizagem. "Percebemos o empenho de alunos e professores nas aulas de reforço e outras atividades, como o concurso de slogan e grito de guerra. A rede municipal está de parabéns", ressaltou.

A coordenadora do Programa do Livro Didático na rede municipal, Roze Thomáz, explica que o objetivo do concurso é que os alunos evidenciem o gosto pelos estudos e a vontade de aprender. "O concurso está movimentando as escolas", contou. Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas pelo telefone 27996-1544.

Ideb avalia qualidade da educação

O Ideb reúne em um só indicador dois conceitos fundamentais para a qualidade da educação — fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar obtidos no censo escolar e de médias de desempenho nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Saeb é a avaliação utilizada pelo governo federal, a cada dois anos, para medir a aprendizagem dos alunos ao fim de cada etapa de ensino: ao 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. O sistema é composto pelas médias de proficiências em Português e Matemática.

Pela primeira vez em 2019, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) aplicará testes de Ciências da Natureza para uma amostra de estudantes do 9º ano. A avaliação inédita vai gerar os primeiros resultados de desempenho nessa área do conhecimento de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2017.

A partir deste ano de 2019, todas as avaliações da Educação Básica serão aplicadas em anos ímpares e a divulgação dos resultados acontecerá nos anos pares.