Educação abre inscrições para o I Encontro de Ensino de Química

17/03/2017 09:44:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Rui Porto Filho

Objetivo é promover integração entre os profissionais da área no Estado do Rio

A UFRJ – campus Macaé, que funciona na Cidade Universitária, receberá o I Encontro da Rede Rio de Ensino de Química (Ereq-RJ), de 9 a 11 de junho, e as inscrições já estão abertas. O objetivo do evento é fomentar a integração entre os profissionais da área no Estado do Rio de Janeiro, a partir da participação de palestrantes e conferencistas com trabalhos e iniciativas expressivas no campo da Educação, Ensino Básico ao Superior.

No encontro, os participantes terão oportunidades para dialogar sobre suas experiências, saberes, linhas de pesquisas e cursos de pós-graduação, bem como divulgar novos conhecimentos no campo do Ensino de Química e Ciências, resultando no estreitamento dos laços entre as instituições representadas. Inscrições e mais informações pelo site  http://iereq-rj.wixsite.com/macae ou pelo facebook: https://www.facebook.com/I-EREQ-RJ-1187172268070119/.

Com o Ereq, a UFRJ também pretende consolidar importantes parcerias entre universidades, promovendo interação entre docentes, discentes e pesquisadores das Instituições de Ensino Superior (IES) e difundir metodologias de ensino e aprendizagem ampliando, dessa forma, as reflexões sobre os temas propostos.

A programação é variada e os inscritos poderão participar de várias formas de acordo com seus interesses de campo. Haverá debates com mesas-redondas, minicursos, conferências e rodas de conversa, mostra de material didático e grupos de trabalho que se dedicarão ao estabelecimento de parcerias entre graduandos, professores da educação básica e professores do ensino superior. Temas de interesse no campo do Ensino de Química e Ciências, visando à realização de pesquisas e projetos futuros serão abordados.

A UFRJ oferece 11 cursos de graduação e outros cinco de pós com Mestrado e Doutorado, em Macaé – Cidade do Saber e do Conhecimento –, entre eles, Bacharelado e Licenciatura em Química, e funciona na Cidade Universitária em convênio com a prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria Municipal de Educação. A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.