Educação divulga 1ª reclassificação para o CAp

27/01/2020 17:16:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Rui Porto Filho

Matrícula será nesta quarta (29) e quinta (30), das 8h ao meio-dia, na secretaria do colégio

A Secretaria Municipal de Educação divulgou, nesta segunda-feira (27), a primeira reclassificação do processo seletivo de admissão ao Colégio de Aplicação (CAp) para este ano letivo. A lista com a classificação de 46 candidatos, número de inscrição, nome e origem está divulgada no Portal da prefeitura. O período de matrícula para esses candidatos será somente na quarta (29) e quinta (30), das 8h ao meio-dia, na secretaria do colégio, que ainda está funcionando à Alameda Raimundo Corrêa, 151, no bairro Novo Cavaleiros.

O processo seletivo para o CAp foi realizado em novembro do ano passado com um total recorde de 1.355 candidatos inscritos que concorreram às 100 vagas oferecidas para a 1ª série do Ensino Médio. Este ano, o colégio fará 10 anos de fundação e, a partir de fevereiro, passará a funcionar na Cidade Universitária, mantida pela Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria de Educação.

As vagas foram para os candidatos que, em 2019, tinham ou estavam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental II e foram aprovados sem dependência. Oitenta por cento das vagas foram destinadas a alunos que cursaram o 8º ano e estavam cursando o 9º ano, ambos na rede pública municipal de ensino de Macaé, ou tenham cursado os dois anos também na rede pública municipal de Macaé. Os 20% restantes foram para os demais candidatos.

O CAp funciona em horário integral e a seleção é anual, feita por meio de edital público. A procura só aumenta a cada ano em função do destaque do colégio nos dados do Enem, como no de 2018, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que confirmam o Colégio de Aplicação da Prefeitura de Macaé como a melhor escola pública municipal de Ensino Médio do país. O CAp também está entre as 20 melhores escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro, a terceira melhor escola do município de Macaé, incluindo as privadas, e a melhor escola pública da Região Norte Fluminense.