Educação divulga edital para eleição de diretores

17/08/2018 11:06:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Iniciativa contribui para a efetivação da gestão democrática nas unidades escolares

Macaé é uma das poucas cidades da região a contar com eleições para diretores. Para efetivação da gestão democrática, a Secretaria de Educação definiu a realização do processo seletivo para o preenchimento das funções de diretores geral e adjunto nas escolas municipais para o triênio 2019, 2020 e 2021. As inscrições começarão no dia 8 de outubro. O edital com os critérios para participação foi divulgado nesta sexta-feira (17) no portal da Prefeitura de Macaé.

A campanha contará com as seguintes etapas: inscrição com entrega de documentos; cadastro das chapas; apresentação de Plano de Gestão à Comunidade Escolar e campanha eleitoral nas unidades escolares. A educação de Macaé conta com 367 diretores.

Podem exercer o cargo de diretor, professores efetivos estáveis. Além disso, o servidor deve preencher alguns requisitos como ter graduação plena em Pedagogia ou Normal Superior; possuir experiência mínima de dois anos de efetivo exercício de regência de classe (atuação em sala de aula) nas redes pública ou privada; ter disponibilidade de 40 horas semanais, atendendo a todos os turnos e dias de funcionamento na escola, entre outros.

Inscrições - As inscrições para participação no processo de certificação profissional, primeira etapa do processo seletivo, serão realizadas de 8 a 15 de outubro, de 10h às 16h, na sede da Secretaria de Educação, que funciona na Rua Vereador Djalma Sales Pessanha, 591, Novo Botafogo, próximo ao Senai.

Ficarão isentos da participação na primeira etapa os professores que foram considerados aptos na prova de Conhecimento e Habilidades Gerenciais, realizadas no ano de 2011 e 2016, bastando apresentar o Comprovante de Certificação Profissional.

Prova - O processo de Certificação Profissional se dará através de avaliação do conhecimento, de caráter eliminatório, onde o candidato deverá alcançar um mínimo de 50% do total de pontos para estar apto para ter corrigida a sua prova de redação. A prova vai acontecer no dia 21 de outubro, das 8h às 13h, no bloco A da Cidade Universitária.

O gabarito preliminar será divulgado em 22 de outubro no site oficial da Prefeitura de Macaé. Os resultados da primeira etapa serão divulgados, através do número de inscrição, no dia 12 de novembro, na Secretaria de Educação, em listagem afixada no mural e também no portal da prefeitura.

Chapas - Os aprovados na primeira etapa deverão inscrever as chapas completas para concorrer ao processo eleitoral, nos dias 20 e 21 de novembro, das 10h às 16h, junto à Comissão Eleitoral Central, na Secretaria de Educação.

Plano de Gestão - A segunda etapa do processo seletivo será com a apresentação do Plano de Gestão à Comunidade Escolar, etapa obrigatória, sem caráter eliminatório ou classificatório. O documento deve ser apresentado entre os dias 22 a 23 de novembro.

Após a apresentação do Plano de Gestão será iniciado o período eleitoral, que vai acontecer entre os dias 24 a 30 de novembro. As eleições ocorrerão no dia 4 de dezembro de 2018 nas escolas municipais nos turnos de funcionamento.

Resultado - A divulgação do resultado final da eleição será no dia 6 de dezembro, a partir das 16h, na Secretaria de Educação, com listagem fixada no mural e na sala da Comissão Eleitoral Central. A interposição de recursos poderá ser feita nos dias 7 a 10 de dezembro. A divulgação dos eleitos será no dia 13 de dezembro.