Educação encerra o ano letivo com inaugurações de novas escolas

12/12/2017 10:57:00 - Jornalista: Joice Trindade com Equipe Educação

Foto: Ana Chaffin

Entrega das unidades será dias 19 e 20 de dezembro. Outras quatro escolas serão inauguradas em janeiro

O ano letivo na rede municipal será encerrado com inaugurações de novas escolas. No dia 19, às 8h, será inaugurada a Escola Municipal Zélia de Souza Aguiar, nas Malvinas. O espaço fica na Rua Maria José Mahon Santos. A previsão é atender uma demanda de 200 alunos em um espaço físico adequado. A área, que conta com seis salas de aula, cozinha, banheiro e refeitório, foi adaptada para melhor atender os estudantes da Educação Infantil.

Outra inauguração será no dia 20, às 8h ,no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, que vai atender cerca de 600 alunos na faixa etária de dois a cinco anos. Esta será a Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Juventino da Silva Pacheco.

A nova escola, que vai funcionar na Barra de Macaé, um dos bairros mais populosos do município, será aberta para melhor atender ao segmento infantil. O local contará com seis salas de aula, cozinha, banheiros com acessibilidade, refeitório e secretaria.

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, a proposta é universalizar o atendimento da rede municipal, com o ingresso de todas as crianças na faixa de dois anos na escola. "Macaé se destaca atendendo integralmente crianças na faixa de três e quatro anos, antecipando assim, a meta do Governo Federal, que determina aos municípios o atendimento de todas as crianças na faixa etária de dois a cinco anos até o ano de 2021", destacou o secretário.

Ele acrescenta que a rede municipal segue os parâmetros básicos de infraestrutura, que visam ambientes adequados promotores de desafios, aprendizagem e que facilitem as interações. “A intenção é ampliar o número de vagas nas unidades municipais, com a inauguração de novas salas de aula, licitação e estudo da implementação de escolas padrão para crianças na faixa de dois e três anos e de Ensino Fundamental estudarem", enumera.

Mais inaugurações de 23 a 26 de janeiro

Para o próximo ano letivo serão inauguradas escolas nos bairros Botafogo, Visconde, Miramar e Lagomar, em janeiro. O objetivo é atingir dois mil novos estudantes e reforçar a meta de propiciar ambientes amplos e adequados para avançar o processo ensino-aprendizagem.

No bairro Botafogo, a unidade será no prédio da antiga Esane, na Rua Djalma Sales Pessanha, 591. A escola vai funcionar em um prédio de três andares. Os alunos e profissionais terão acesso ao local com 13 salas de aula, refeitório, cozinha, dispensa, auditório e área externa para atividades. A previsão é abrigar cerca de mil alunos de turmas de sexto ao nono ano.

A programação de inaugurações prosseguirá com a abertura de duas novas escolas de horário integral nos bairros Visconde e Miramar. Ambas devem cobrir a demanda de 400 estudantes.

No Visconde, a unidade funcionará na Rua Leopoldina Araújo, 400. O espaço será dotado de 10 salas de aula, secretaria, refeitório, cozinha e o acolhimento de cerca de 200 estudantes, permitindo a ampliação da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Neiva Mariano dos Santos.

No Miramar, a Escola Municipal de Educação Infantil Professora Arlete Ribeiro José será ampliada com três novas salas de aula. Com a expansão, a escola irá assistir 200 novos estudantes da Educação Infantil.

O Lagomar contará com a escola de Educação Infantil Professora Norma Shirley da Silva Fernandes, com capacidade para 200 novos alunos. A unidade terá 10 salas de aula, banheiro, refeitório, cozinha, sala de professores, secretaria e área externa para recreação. O espaço, com dois mil metros quadrados, segue o padrão determinado pelo Ministério de Educação. A unidade vai funcionar na Rua W 5, s/nº, após o Colégio Municipal Paulo Freire.

Lagomar terá novas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental

Considerado um dos bairros mais populosos de Macaé, o Lagomar ganhará uma atenção especial. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, já foi iniciado o processo de licitação de duas escolas de modelo padrão para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

- O projeto padrão é determinado pelo Ministério da Educação, que visa garantir estrutura específica para o atendimento da educação, seguindo parâmetros para cada segmento de ensino - explica Guto.

Ele lembra ainda que, a partir de janeiro, estão previstas licitações de obras para novas escolas também no Bosque Azul, Aeroporto, Barra e Lagomar.


Fotos Relacionadas