Educação inicia terceira fase da pré-matrícula nesta terça

27/01/2020 15:07:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arquivo Secom

Pré-matrícula é voltada para candidatos não pertencentes na rede municipal no ano letivo de 2019

Começa nesta terça-feira (28) a terceira etapa da pré-matrícula. Esta fase é para quem não está matriculado na rede municipal e perdeu os dois períodos anteriores de cadastro. O interessado deve se inscrever através do endereço eletrônico http://sistemas.macae.rj.gov.br:84/prematricula/, a partir das 9h desta terça-feira ou no polo de atendimento do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), que funciona na sede da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, localizada na Rua Alfredo Backer, 363, Centro. O resultado com os nomes dos candidatos que serão alocados está previsto para ser divulgado dia 12 de fevereiro no site oficial. A matrícula dos que serão atendidos na terceira etapa será do dia 12 ao dia 14 de fevereiro, na escola municipal em que estudarão. O procedimento é feito por pais ou responsáveis legais dos candidatos menores de idade, ou pelos próprios candidatos maiores de idade.

Nesta etapa, serão oferecidas vagas para Educação Infantil na modalidade de maternal I (2 anos completos ou a completar até 31 de março de 2020) e maternal II (três anos completos ou a completar até 31 de março de 2020), Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), Educação de Jovens e Adultos (EJA), além do Ensino Médio (oferecido pela rede municipal somente na região serrana).

No cadastro devem ser selecionadas três opções diferentes de unidades escolares da rede municipal, obrigatoriamente. Devem ser fornecidos dados como a etapa de Educação Infantil, nomes dos pais ou responsáveis legais e CPF, telefone para contato e e-mail, endereço e rede escolar de origem, quando for o caso. Também deve ser declarado, conforme laudo clínico, se o candidato necessita de atendimento educacional especializado.

A primeira fase da pré-inscrição ocorreu no mês de novembro e a segunda etapa no mês de dezembro. Um total de 4.152 candidatos foram pré-cadastrados nestas duas fases, sendo 2.863 na primeira etapa (maternal I e II) e 1.289 na segunda fase (pré I e pré II, 1º ao 9º ano, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio).

No ato da matrícula deverão ser apresentados os documentos (original e cópia) de certidão de nascimento, além da carteira de identidade, para candidato maior de idade; carteira de vacinação atualizada, para Educação Infantil; comprovante de residência (recibo da conta de água, luz ou outra correspondência), original do laudo clínico, em se tratando de candidato que necessitar de atendimento educacional especializado e foto 3x4.

Também devem ser fornecidos os originais e cópias do cartão do Bolsa Família, caso o candidato seja beneficiário do programa, além do cartão do SUS e dos documentos de identificação dos responsáveis. Vale lembrar que os originais dos documentos serão devolvidos ao interessado no ato da matrícula, exceto a declaração de escolaridade/protocolo ou histórico escolar.

A pré-matrícula é voltada para candidatos não pertencentes na rede municipal no ano letivo de 2019. A análise do quadro de previsão de vagas que são ofertadas obedece aos critérios de número de salas existentes, capacidade física das salas de aula, quantitativo de alunos previstos por turma e número de vagas existentes disponibilizadas pelas escolas municipais. A Secretaria Adjunta de Educação Básica poderá alocar o candidato em outra unidade escolar, caso não existam vagas nas três opções apresentadas no cadastro.