Educação oferece recursos digitais para educadores

19/02/2019 11:45:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom

Professores têm acesso a recursos como atividades complementares e cognitivas

Educadores que atuam nas escolas municipais podem obter sugestões de estratégias pedagógicas e recursos virtuais, que estão disponibilizadas na página ntmmacae.com/site/. O site, elaborado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM), oferece atividades e referências digitais, que poderão ser trabalhadas no dia a dia em sala de aula. O objetivo é reforçar a qualidade do ensino junto aos estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

O instrumento de auxílio pedagógico conta com conteúdos para professores da Educação Infantil, primeiro segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), como o Caderno de Orientação Curricular (COC). O Secretário de Educação, Guto Garcia, destaca que a disponibilização do site faz parte da proposta da rede municipal de valorizar e incentivar os profissionais de ensino. "Esta é mais uma ação voltada para o enriquecimento da prática pedagógica", comenta.

Segundo o coordenador do NTM, Alex Bogado, a página se tornou uma ferramenta valiosa para os educadores. "Estamos conseguindo agregar subsídios para enriquecer o dia a dia nas salas de aula", pontua.

Os professores têm acesso a artigos e atividades com foco na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). São apresentados conteúdos como concepções da Educação Infantil, instrumento de acompanhamento e registro da prática pedagógica, formação e orientações do projeto político-pedagógico.

Ao acessar o tópico referente ao Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), o Caderno de Orientação Curricular apresenta ações e conteúdos dos anos de escolaridade e as disciplinas de Português, Matemática, Ensino Religioso, História, Geografia, Educação Física e Ciências. O material segue a Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Educação e orientações pautadas nos Direitos Gerais de Aprendizagem, contidos no Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa e na Base Nacional Comum Curricular.

Já as referências para trabalhar com as turmas do 6º ao 9º ano constam disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, Geografia I e II, Inglês, Artes e História. A mudança é em relação à Educação de Jovens e Adultos semestral, que apresenta eixos temáticos direcionados aos anos finais e iniciais com destaque para questões como cidadania e identidade. A página apresenta ainda artigos quanto às orientações educacional, pedagógica e Livro Didático. Os professores têm acesso a recursos como sugestões de atividades complementares e cognitivas, além de vídeos e jogos educativos.