Educação orienta alunos com o projeto "Matemática Mais no 9° ano"

18/08/2017 12:12:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo Secom

Objetivo é reforçar os fundamentos básicos da disciplina

Revisar os conteúdos de Matemática, tirar dúvidas e reforçar o conhecimento dos fundamentos básicos da disciplina, considerada por muitos o bicho papão, é o objetivo a rede municipal que disponibiliza, a partir de segunda-feira (21), as orientações do projeto "Matemática Mais no 9°ano". O conteúdo, oferecido no endereço eletrônico ntmmacae.com, na página desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologia Municipal, também oferece links para cursos, simulados interativos, jogos, vídeos, animações, sugestões de atividades e orientações pedagógicas.

O projeto visa oferecer momentos específicos para consolidação dos conteúdos da matemática. A previsão é atender cerca de 60 turmas de 9° ano. A possibilidade de rever conteúdos pode também ser tratada junto a alunos das turmas de 6º, 7º e 8º anos. A apresentação oficial do projeto será na quarta-feira (23), durante curso de atualização de professores, no Centro de Formação Continuada Carolina Garcia, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Cada escola tem autonomia para aderir ou não a atividade, prevista para acontecer com estudantes nos 0 encontros até o final do ano letivo.

Os estudantes do 9º ano, que estão concluindo o Ensino Fundamental e prestes a ingressar no Ensino Médio, terão a chance de revisar temas específicos. São eles: identificação e localização de números naturais na reta numérica e efetuar cálculos com os mesmos; resolver problemas com números naturais e inteiros, envolvendo as ideias de adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação; reconhecer as diferentes representações de um número racional (fração, decimal e porcentagem); identificação na reta numérica e resolver problemas envolvendo as ideias de adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação, identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados e reconhecer fração equivalente; resolução de problemas que envolvam porcentagem; calcular o valor numérico de uma expressão algébrica; efetuar cálculos simples com valores aproximados de radicais; Identificar propriedades comuns e diferentes entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as suas planificações; reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não-retos; resolver problemas envolvendo o calculo de perímetro, área de figuras planas e a noção de volume e resolver problema utilizando diferentes relações entre diferentes unidades de medida.

Para a coordenadora pedagógica do segundo segmento do Ensino Fundamental e Ensino Médio, Vanessa Arenari, os alunos precisam se preparar para o Ensino Médio. "O principal objetivo do projeto e preparar os alunos do 9° ano, reparar as dúvidas para que consigam caminhar. O professor vai trabalhar um tema por semana e depois da aplicação do conteúdos serão distribuídos exercícios voltados ao tema trabalhado. Se for necessário, o professor vai voltar ao tema para que o estudante saia do projeto sem dúvidas prosseguindo com êxito no Ensino Médio", explica.

Já a superintendente do Ensino Fundamental, Balade Aref, destaca que a rede atende cerca de 60 turmas de 9° ano. "Só no Colégio Dr. Claudio Moacyr de Azevedo temos sete turmas. Queremos preparar nossos alunos para um bom Ensino Médio para que tenham base a um Ensino Superior de qualidade. Estamos dando oportunidade através do projeto para recuperação dos conteúdos que ficaram pra trás e os ajudando no conteúdo que tenham dúvida".

O projeto foi elaborado pela Superintendência de Ensino Superior, em parceria com a coordenação de Programas e Projetos da secretaria de Educação.


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