Educação prepara Dia D de combate ao Aedes aegypti nas escolas

22/02/2017 11:15:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

No dia 15 de março, todas as unidades estarão mobilizadas

Em Macaé, o tema Aedes aegypti faz parte das salas de aula e os alunos são aliados nos cuidados diários e na erradicação dos focos do mosquito transmissor. A conscientização de combate será no dia 15 de março, data em que todas as unidades municipais vão mobilizar estudantes, profissionais e moradores dos bairros.

Juliana Amaral, Valentina Pereira, Kauã Barcelos e Tuane Souza são alunos da Escola de Educação Infantil Professora Maria Magdala Agostinho Cipriani. Vestidos de super-heróis contra o Aedes aegypti, os estudantes mostraram nesta semana os cuidados com garrafas e outros materiais. Com atenção especial da professora Maria da Conceição Silva e das diretoras Flávia Lima e Chistiana Pinto da Silva, a garotada também participou de aulas práticas nas proximidades da escola. "A importância do combate ao mosquito transmissor da dengue, zika, chicungunga e febre amarela é essencial", comenta Chistiana.

Após o Carnaval, a unidade, que funciona na estrada do Imburo, vai reunir os 123 estudantes na caminhada de mobilização. Equipes gestoras e pedagógicas preparam atividades como música, desenhos, produção de cartazes, pintura e dinâmicas. O objetivo é conscientizar para que todos dediquem quinze minutos por semana para não deixar água parada dentro de casa.

Na lista das escolas que desenvolvem as ações estão as unidades Leonel de Moura Brizola (Barra) e Zelita Rocha (Aeroporto), que unem alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, além da Paulo Freire (Lagomar), que interage estudantes da Educação de Jovens e Adultos.

- Os riscos das doenças e a importância dos cuidados diários são inseridos no espaço escolar para que os alunos sejam multiplicadores do combate ao mosquito - comenta o secretário de Educação, Guto Garcia.

Sugestões de atividades no site

Para melhor atuar em sala de aula, a página ntmmacae.com disponibiliza referências pedagógicas e recursos virtuais sobre o tema dengue. Trinta e seis atividades são sugeridas para os profissionais da educação. A ferramenta virtual disponibiliza sugestões para os alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º) e do segundo (6º ao 9º ano).

No site, produzido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) da Secretaria de Educação, são disponibilizadas atividades educativas como textos, poesia, caça-palavras, animações e vídeos.

- Aprender sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti é essencial. As crianças são multiplicadoras mirins, que levam para casa e para a comunidade a mensagem de prevenção e combate, que é transmitida nas escolas - finalizou o secretário de Educação.


Fotos Relacionadas