Enade nota 4 garante cursos da FeMASS entre melhores do país

18/10/2018 08:35:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Arquivo Secom

Cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Produção da FeMASS receberam nota 4

A Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos, da Prefeitura de Macaé, recebeu nota 4 nos cursos de Sistemas de Informação (SI) e Engenharia de Produção (EP) no conceito do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade). Eles aparecem em primeiro lugar no ranking dos cursos de nível superior de instituições municipais do Brasil.

Entre as instituições de Sistemas de Informação do Estado do Rio de Janeiro o curso SI da FeMASS está em 5º lugar, na lista dos 32 existentes, e a nível nacional, em 39º entre 471 instituições. O curso de EP da faculdade municipal está em 9º lugar no estado e obteve a classificação 63º no país.

O curso de Sistemas de Informação foi o primeiro da FeMASS, iniciando as atividades em 2001 e, pelo terceiro ano consecutivo, obtém nota 4 no Conceito Enade; o de EP, iniciado em 2007, recebeu nota 3 na sua primeira avaliação no Enade, em 2014, e agora cresceu para 4. As informações foram passadas pelos coordenadores dos cursos, respectivamente, Douglas Valiali e Evaldo de Azevedo Moreira.

A faculdade municipal é referência em ensino superior no município e região e as notas altas obtidas no exame tem atraído todo ano a atenção de milhares de alunos que querem estudar na FeMASS. Os cursos da instituição são avaliados de três em três anos e o resultado divulgado agora é referente à prova aplicada em 2017.

- Este conceito do Enade se constitui por meio de um trabalho continuado por toda equipe de apoio, com a dedicação efetiva do corpo docente, mesmo sendo um curso noturno, justifica e viabiliza a existência da nossa faculdade pública municipal -, destacou o coordenador de EP, Evaldo Moreira.

O coordenador de SI falou do trabalho que exige vencer as dificuldades para manter o nível de excelência.

- Para superar as dificuldades e manter a excelência do ensino destaco: a estrutura pedagógica muito bem montada; direção e coordenação muito acessíveis e vivenciando os problemas da instituição; corpo docente extremamente alinhado e dedicado; processo de avaliação institucional aplicado com muita seriedade; participação efetiva do corpo discente; e, acima de tudo, ressalto, o amor que os colaboradores têm com a instituição, esse é o principal diferencial da FeMASS. Para mim os resultados indicam que estamos no caminho certo e cumprindo com nosso papel, fornecendo uma educação de qualidade para a população de Macaé e região.

A FeMASS funciona no Bloco A, da Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros, compartilhando o polo com a UFF e a UFRJ, e oferece, ainda, os cursos de Administração e Licenciatura em Matemática.

Conheça o conceito Enade

O conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes. Ele se baseia unicamente nas notas das provas dos alunos que têm questões de conhecimentos geral e específico. Seu cálculo e divulgação ocorrem uma vez por ano para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do Enade.

Há um Ciclo Avaliativo do Enade, que mantém relação direta com o conceito Enade, tendo os cursos que passar pelas áreas de avaliação a ele vinculadas. O Ciclo foi definido pelo artigo 33 da Portaria nº 40, de 12 de dezembro de 2007, republicada em 2010. Ele compreende a avaliação periódica dos cursos de graduação no país. Essas informações estão no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep): http://portal.inep.gov.br/conceito-enade.