Escolas realizam ações de combate ao Aedes

20/02/2019 16:46:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin e divulgação

Nesta quarta-feira (20), a Escola Ancorim recebeu ação da equipe do Centro de Controle de Zoonoses

Alunos da rede municipal estão engajados na campanha contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chicungunha e zika vírus. O objetivo é permitir que os estudantes sejam multiplicadores de informações. O Dia D de combate ao vetor será nesta quinta-feira (21) dentro do tema "Agora todo mundo é contra a dengue, você é nosso maior aliado". As ações de mobilização, coordenadas pela Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vão contar com a integração de diversas secretarias.

Nesta quinta-feira (21), estão previstas ações em escolas da área central, bairros e região serrana. A Educação Infantil está recebendo peças teatrais e promovendo atividades lúdicas com desenhos, música, jogral e materiais pedagógicos que estimulam o interesse dos alunos na faixa de dois a cinco anos.

A Escola Municipal de Educação Infantil Ancorim (Ajuda) vai promover nesta quinta-feira (21) uma caminhada com panfletagem entre as unidades próximas que funcionam na Ajuda. Também haverá, segundo a diretora, Lidiana Monteiro, elaboração de cartazes com desenhos sobre a dengue e contação de histórias. "Esta mobilização é muito importante, não só para os alunos, mas para a família, que se interage com as prevenções", observa.

Nesta quarta-feira (20), a Escola Ancorim recebeu ação da equipe do Centro de Controle de Zoonoses com a apresentação de uma peça teatral interativa sobre os cuidados com o vetor. Beatriz Rodrigues, Kaio Mariano da Silva, Keven Batista e Letícia dos Santos aprovaram o teatro. "Gostei da personagem Juju. A mãe dela ficou doente com a dengue, mas depois ela melhorou. Para não ter dengue, a gente tem que ter cuidados", comenta Letícia, de quatro anos.

A mobilização da educação, de acordo com o secretário da pasta, Guto Garcia, é fazer com que o assunto e os hábitos preventivos sejam lembrados durante o ano todo nas escolas e entre a população. "Os cuidados para evitar os focos do mosquito devem ser contínuos", ressalta.

Ciências e Geografia trabalham o tema

No Ensino Fundamental, as informações são repassadas dentro das disciplinas de Ciências, Geografia e História. São promovidas discussões, redações, entrega de material informativo, incentivo à procura de unidades de saúde em caso de suspeita da doença, além de reflexão de hábitos de higiene, que ajudam a manter a saúde e a prevenção das doenças.

Mutirões de limpeza também podem ser organizados, para atuação na própria escola ou na vizinhança. Segundo a Superintendente de Educação Integrada, Janaína Azevedo, é importante prevenir e evitar a proliferação do mosquito, que ocorre em qualquer lugar onde há água parada em recipientes abertos. "A comunidade escolar vai reconhecer sua real importância no combate ao mosquito", disse.

Dia D da Dengue em Macaé

Nesta quinta-feira (21), os agentes de combate a endemias realizarão ações de vistoria e orientação no Hospital Público Municipal (HPM), pronto-socorro do bairro Aeroporto, Restaurante Popular e nas praças Veríssimo de Melo e Washington Luiz. Já o Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas) vai se apresentar na Veríssimo de Melo, a partir das 9h.

Nesta Dia D também haverá vacinação contra a febre amarela e sarampo, para as pessoas que ainda não receberam a dose. As doses das vacinas serão disponibilizadas nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) e no Centro Integrado de Administração da Saúde (CIAS), localizado na Rua Darcílio Possati, 134, no bairro Visconde de Araújo.

No Centro Integrado de Administração da Saúde também está funcionando a base operacional do Comitê Gestor de Combate ao Aedes. No local estão concentrados servidores de diversas secretarias. A população pode se dirigir ao Cias para fazer reclamações, denúncias, orientações e até levar amostras de larvas para análise.


Fotos Relacionadas