Feira de Ciências integra alunos e incentiva conhecimento

20/09/2017 16:15:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Cerca de 60 trabalhos foram apresentados

Colocar em prática as experiências pedagógicas aprendidas na sala de aula. Com esta motivação, alunos da rede municipal se apresentaram nesta quarta-feira (20) na Feira das Ciências de Macaé (Fecimac), na Cidade Universitária. A programação contou com a apresentação de cerca de 60 trabalhos produzidos por cerca de 170 estudantes. Dos projetos apresentados, quatro serão selecionados para a Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (FECTI), que acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro, no Rio de Janeiro.

Entre os vencedores, estão os representantes do sexto ano dos colégios Elza Ibrahim, trabalho "Retroescavadeira"; Ivete Santana, "Terrarium" e Maria Letícia Santos Carvalho, "Salão de Beleza Sustentável". Os ganhadores do sétimo ano foram "Braço Hidráulico", do Colégio Olga Benário; "Medição e correção do PH", do Maria Letícia Santos Carvalho, e "Doar: exercício da caridade", do Ivete Santana.

A lista segue com os campeões do oitavo ano: "Alimentos X proporcionalidade", do Colégio Ancyra Gonçalves Pimentel; "Moringa Oleifera", do Ancyra Gonçalves Pimentel, e "A importância da fermentação, do Olga Benário. No nono ano, a Fecimac teve como campeões os projetos "Game dos Biomas", do Maria Isabel Damasceno Simão; "Etnoecologia e ações socioambientais locais", do Raul Veiga, e "Magnetismo e Eletromagnetismo", do Maria Isabel Damasceno.

Durante a Fecimac os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora formada por universitários dos cursos de graduação em Medicina, Direito e Enfermagem, além da coordenadora do programa Praça da Ciência e representante da FECTI, Sônia Camanho. Eles observaram critérios como relevância do tema, qualidade da exposição oral, capacidade inovadora, interação, participação, entrosamento e organização geral.

A Fecimac despertou interesse não apenas dos estudantes, mas de universitários, professores, visitantes e a comunidade escolar. Alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos com foco nas áreas de Ciências da Natureza, Ciências da Matemática e Ciências Humanas e suas tecnologias.

Presente, o secretário de Educação, Guto Garcia, destacou ser eventos desta natureza oportunidades para atrair os alunos para à área científica. "Em feiras como estas os alunos conseguem associar a teoria à prática. A proposta é despertar habilidades para as áreas de Ciências e Matemática, promovendo a integração entre os participantes", pontuou. A programação foi idealizada para destacar a capacidade de desenvolver projetos com base na metodologia científica, exposição de ideias, trabalho em equipe e estimular alunos na participação de feiras científicas municipais, estaduais e nacionais. Para a superintendente de Educação Integrada, Andrea Martins, a Fecimac é uma oportunidade de revelar talentos.

Trabalhos

Concentrados e integrados, os alunos explicaram com detalhes projetos diversificados. Entre as escolas participantes esteve o Colégio Municipal Raul Veiga, da região serrana, que apresentou ações socioambientais e de preservação dos rios São Pedro e Duas Barras.

Orgulhosas, as professoras de Ciências, Denise Motta e Patrícia Coutinho, que lecionam no Olga Benário, afirmam que as feiras são essenciais no processo de ensino. "Os alunos realmente pesquisam, se dedicam às atividades. Ficamos orgulhosos com o comprometimento. Só na escola conseguimos envolver cerca de 700 estudantes na feira interna", lembram.

Trabalhos como "Matemática está em tudo", "Pirâmide Alimentar", "Biomas" e "Magnetismo e Eletromagnestismo" também foram destacados na Feira. Unidos, os estudantes do nono ano do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão despertaram a atenção do público com pesquisas. Animado, João Lucas Machado reuniu a equipe para apresentar os efeitos do magnetismo.

Com jeito de futuros cientistas, os estudantes João Victor Cirilo e Cláudio Gabriel Leripo criaram um jogo programado por meio da robótica para apresentar o estudo do bioma. "Estudamos muito para apresentar o melhor para o público. Estar na Fecimac é uma honra. Fomos selecionados em meio a vários projetos", conta João, acompanhado do diretor Roberto Valcácio.

A programação também incentivou os pequenos. A garotada da Escola Municipal de Educação Infantil Lia Koop Franco, apresentou o projeto "Corrida das Tintas", que teve como destaque o lúdico e o ensino da Matemática. A Fecimac em Macaé é fruto de um projeto que foi selecionado e aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


Fotos Relacionadas