Feiras de Ciências serão virtuais

08/09/2020 11:40:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Alunos começam a produzir com orientação de professores

Escolas municipais se preparam para as feiras de ciências, que este ano serão virtuais para alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. O objetivo é motivar o aprendizado dos alunos e o interesse pela ciência, despertar talentos, potencialidades e senso de investigação. As produções serão conduzidas pelos professores para que os alunos façam em casa as pesquisas e trabalhos.

As escolas que desejarem também poderão participar da 14ª edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI) on-line, que segue com inscrições abertas até dia 1° de outubro, na plataforma SisFECTI.

A FECTI é a maior feira de ciências voltada para a educação básica do Estado, o evento vai envolver estudantes do 6º ao 9º ano, Médio ou Técnico, das redes pública e privada. A final da FECTI acontecerá entre os dias 2 a 5 de dezembro com uso de ferramentas digitais. A lista completa com a premiação, cronograma e outras informações estão disponíveis em https://www.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica.

As feiras internas já movimentam as escolas municipais. Do bairro da Glória, a Escola Municipal Lions começou a se planejar. A unidade está à frente do projeto “Sustentabilidade”, que terá culminância durante a feira de ciências on-line, nos dias 6 e 7 de outubro com trabalhos produzidos pelos 350 alunos do 1º ao 5º ano. O projeto interdisciplinar ressalta a importância da preservação dos recursos naturais com destaque para experiências e vivências dos alunos com temas como horta suspensas, cuidados com a água, energias renováveis, lixo e reaproveitamento.

Uma das ações do projeto foi a entrega do terceiro kit que abrange jogos matemáticos, sucatas e materiais adaptados para os 15 estudantes das turmas de Atendimento Educacional Especializado (AEE).


Fotos Relacionadas