Folia agita rede municipal com foco para prevenção

24/02/2017 15:33:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Animação dos alunos contagiou moradores e as pessoas que estavam na praia de Imbetiba

Confetes, serpentinas e muita folia animaram estudantes da rede municipal durante esta semana. A programação de Carnaval, antecipada nas escolas municipais, foi encerrada nesta sexta-feira (24). Durante as festividades, alunos de todas as idades aproveitaram para mostrar talentos e exibir trabalhos com foco para qualidade de vida, orientações de segurança, saúde e prevenção ao mosquito Aedes aegypt. O objetivo foi aliar o processo ensino-aprendizagem à folia.

Com muito entusiasmo, professores, profissionais que atuam nas escolas, alunos, pais e responsáveis tiveram a oportunidade de cantar, dançar e vibrar ao som de sambas e das tradicionais marchinhas de Carnaval. A programação também foi marcada por gritos de 'guerra', apresentação de cartazes e conscientização.

A escola Municipal Professor Antônio Alvarez Parada encerrou nesta sexta-feira (24), o projeto "Dengue na Escola", destacando a festa folclórica com programação especial para o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika, chicungunha e febre amarela. Com 650 alunos, a unidade que funciona na Imbetiba produziu cartazes, paródias, poesias e a marchinha do combate ao Aedes, que foi tema do Grito de Carnaval, que percorreu a orla da Imbetiba.

A folia dos alunos do 1º ao 5º ano contagiou moradores, comerciantes e até mesmo as pessoas que estavam na praia. Muitos pararam para observar o Carnaval que teve como tema o "Combate à Dengue" e até mesmo acompanhar o som dos alunos. Fantasiadas as alunas Paola Rangel, Isabela de Oliveira e Rebeca Pereira estavam pra lá de animadas. Com apenas seis anos, Rebeca, fez questão de participar da festa acompanhada pela mãe Vanessa Pereira. "A mobilização no combate à dengue, aliada ao Carnaval, foi uma ideia maravilhosa. Minha filha explica os cuidados que devemos ter com o mosquito direitinho", falou.

Para a diretora Adélia Mattos, o tema dengue continuará fazendo parte do projeto pedagógico da escola. "Desenvolvemos uma maneira lúdica e interativa para conscientizar pais e toda comunidade", explica. A programação foi elogiada pelos moradores. O aposentado José Carlos Azevedo, de 65 anos, também acompanhou a manifestação dos alunos. "Gostei da iniciativa da escola e da atitude dos alunos. Além da animação, eles estavam transmitindo informações importantes", conta.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a maior parte das escolas apresentou informações sobre prevenção com relação ao mosquito transmissor da dengue e a importância dos cuidados com a segurança durante a festa de Carnaval.

História e irreverência - As escolas capricharam nos bailes de Carnaval. Além da diversão, o Carnaval se tornou tema das aulas. No Colégio Municipal Maria Letícia Santos Carvalho, por exemplo, os estudantes fizeram parte do projeto "Resgate ao real Carnaval". Os professores desenvolveram atividades para cerca de 700 alunos sobre a trajetória do Carnaval, independente de religião. De acordo com a diretora Simone Carvalho, a oportunidade serviu para os alunos saberem mais a respeito do surgimento da festa, história e todas as vertentes do Carnaval. Na quinta-feira (23), o projeto foi encerrado com uma festa especial marcada por concursos de marchinhas, fantasias e parodias.

Além dos concursos, a irreverência dos bois pintadinhos aqueceram a quadra do Colégio Maria Letícia Santos Carvalho. Os bois "Arrasa Ném" e "Safadão", também fizeram parte da festa, os representantes da Aroeira que atuam no projeto "Aprendi: Arte do samba" levaram a alegria do ritmo musical para alunos e professores. Vestido de marinheiro, o aluno José Eduardo Rodrigues fez questão de sambar ao som dos bois. "Gosto muito de Carnaval, mas agora sabendo como esta festa surgiu, fiquei ainda mais animado", comentou, acompanhado pelos professores Ronaldo Coelho e Márcia Brandão.

CARNAVAL AGITA ESCOLAS

Outras escolas também tiveram muita animação, como as unidades municipais Elea Tatagiba (Aroeira), Christos Jean Kousoulas (Nova Holanda), Interagir (Centro), Fantina de Melo (Serra), Amil Tanos ( Morro de São Jorge). O Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão (Centro) reuniu alunos na quadra e recebeu a banda da Secretaria de Educação. Houve apresentação de passistas e bois pintadinhos, além dos instrutores tocaram a musicalidade pra lá de animada como axé e sambas de sucesso.

Já os estudantes do Colégio Municipal Paulo Freire (Lagomar) produziram acessórios e apresentaram trabalhos diversos sobre Carnaval e aproveitaram para cair na folia. Com adereços coloridos, produzidos nas próprias salas de aula, alunos do Ciep Municipal Leonel de Moura Brizola (Barra) também curtiram a folia com bonecos e personagens divertidos. Os estudantes também foram orientados quanto aos cuidados com o mosquito Aedes aegypti e dançaram com o personagem 'mosquito da dengue' que, no final do bloco, foi mandado embora pela garotada.


Fotos Relacionadas