Formação para professores com inscrições abertas

09/04/2021 08:52:00 - Jornalista: Joice Trindade

Evento acontecerá em maio em plataforma virtual

O Centro de Formação Continuada Carolina Garcia (CFCG) está com inscrições abertas para formação "A Experimentação no Ensino de Ciências". A programação vai acontecer no dia 7 de maio pela plataforma virtual. Podem se inscrever professores do Ensino Fundamental I e II e professores das disciplinas de Biologia, Física, Química, Geografia, além dos que atuam com Educação Infantil. O cadastro pode ser feito até o dia 6 de maio aqui.  

O objetivo do curso é promover um espaço de discussão, debate e compartilhamento sobre como fazer experimentação no ensino de Ciências e estratégias possíveis em momentos de distanciamento social. Outra proposta é destacar a experimentação prática nas aulas de Ciências e Biologia e promover a articulação entre os saberes e o intercâmbio de conhecimentos e práticas entre a escola e a universidade.

Na modalidade de Educação a Distância ,o curso terá 15 horas síncronas (que acontecem em tempo real) e cinco horas assíncronas (leitura de textos e desenvolvimento de atividades experimentais). A finalidade do Centro de Formação Carolina Garcia é proporcionar a formação continuada de professores para que possam desenvolver e utilizar a metodologia da experimentação com os alunos, auxiliar os professores no processo de ensino-aprendizagem de ciências, além de formar e estimular professores para realização de aulas práticas experimentais O módulo terá mediação de Petter Entringer (Professor do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade -Nupem, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé, Graduado em Ciências Biológica e mestre e doutor em Ciências pela UFRJ), Elane da Silva Ribeiro (Professora do Nupem UFRJ-Macaé. Graduada em Ciências Biológicas; Mestre e Doutora em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro) e Flávia Borges Mury (Professora do Nupem, UFRJ-Macaé. Graduada em Ciências Biológicas; Mestre e Doutora pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro em Biociências e Biotecnologia).

ambém estará Izabela Silva dos Santos (Bióloga do Nupem, UFRJ-Macaé. Graduação em Ciências Biológicas; Mestre e Doutora em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro).

O objetivo do Centro de Formação Carolina Garcia é contribuir com ferramentas de qualidade pedagógica, com foco no conhecimento e na formação. Todos os módulos estão sendo oferecidos no sistema remoto, em função do distanciamento social.

Cronograma:

Turma EAD 1, sexta-feira, das 9h às 12h

07/05/2021

14/05/2021

21/05/2021

28/05/2021

04/06/2021 (aula assíncrona)

11/06/2021