Guardas seniores participam da Festa da Primavera

20/10/2021 09:50:00 - Jornalista: Joice Trindade

Evento online será nesta quarta-feira (dia 20)

Os integrantes da Guarda Sênior participam, nesta quarta-feira (20), às 19h, de uma programação especial virtual para celebrar a estação das flores. Trata-se da Festa da Primavera, que será realizada com o objetivo de integrar os seniores, mesmo de forma remota, como também promover o entretenimento para outros órgãos, a exemplo da Casa do Idoso, Coordenadoria do Idoso, e os demais idosos do município.

A live será transmitida nas plataformas do Programa Social GMM Macaé, através do Facebook. O evento, que dessa vez será online, é uma das atividades do calendário anual das festividades do Programa Social GMM- Guarda Sênior. A ocasião será marcada por música ao vivo e alegria de alguns participantes, que vão se interagir na confraternização que será exibida nas redes sociais.

"Os agentes integrantes da Guarda Sênior estão participando de ações específicas, em sua maior parte online, conforme os protocolos sanitários”, destacou a coordenadora do Programa Social da Guarda Civil Municipal, Vanessa Lima.

Guarda Civil

O Programa Guarda Sênior foi implantado com apoio do Núcleo de Proteção ao Idoso, cumprindo, no âmbito municipal, a política do Estatuto do Idoso. Os guardas cumprem escala de seis horas diárias e recebem um salário mínimo, atuando como orientadores da população em locais como praças e no calçadão da Avenida Rui Barbosa, assim como nas escolas municipais e outros órgãos.

O pré-requisito básico do programa é ter boa saúde e vontade de manter uma qualidade de vida ativa. Antes de atuar, os aprovados no programa passam por curso de treinamento, com aulas de Relacionamento Interpessoal, Direito, Ordem Unida e atividade física.

O principal objetivo do projeto é fazer com que o idoso volte a se sentir útil, elevando a sua auto-estima. Em período que não é pandemia, além do trabalho eles participam de aulas, palestras, bingos, festival de piadas, festival dançante, festa junina, festival de poesias, olimpíadas, atendimento médico e bucal e viagens.