Inscrições abertas para curso de yoga

27/03/2017 11:08:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Interessados devem se cadastrar pela internet

Relaxamento e equilíbrio do corpo e da mente fazem parte do yoga, prática que está com inscrições gratuitas abertas no Centro de Formação Carolina Garcia, que funciona no Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, no Centro. Os interessados também podem se cadastrar pela internet através do site www.formacaomacae.wixsite.com/formacao. Há vagas para as aulas dos horários das 9h20 e das 18h30, às terças e quintas. Durante a prática são destacadas técnicas para condicionar e controlar respiração e ferramentas para concentrar a mente e aprender a controlar a energia do corpo.

Ao praticar yoga, o participante consegue, mesmo por alguns poucos minutos, experimentar um relaxamento profundo do corpo e mente. Em Macaé, um público de 60 pessoas integra as aulas, às 8 horas, 9h20, 17h30 e 18h30. Para participar das aulas basta levar um tapete especial de yoga e usar roupas leves. Não há limite de idade.

As primas Deniana Paes e Luciana Aguiar se cadastraram no curso. "O corre-corre do dia a dia nos deixa agitadas. Temos muitos afazeres com família e trabalho. O yoga está nos dando paz interior. Estamos amando as aulas", conta Deniana.

De acordo com a professora responsável, Ana Cançado, este ano a procura pelo yoga superou as expectativas. Ela destaca que o número de adeptos aumentou e os participantes, em sua maioria, visam benefícios como tranquilidade e autoconhecimento para administrar melhor as emoções e rotina.

As aulas acontecem em um ambiente tranquilo e propício para meditação. Num primeiro momento, os alunos percebem claramente a desaceleração dos batimentos cardíacos, o relaxamento do corpo e uma melhor execução das respirações. Com o tempo, sempre respeitando os limites do próprio corpo, a flexibilidade e o equilíbrio vão aparecendo, assim como a força e a resistência musculares.

"Temos muitas mulheres. A aula também recebeu idosos e pessoas de todas as idades por indicações médicas, psicológicas, psiquiátricas e ortopédicas. Muitos também buscam o yoga em virtude das práticas respiratórias. O yoga ajuda a desconectar das preocupações promovendo bem-estar da mente e corpo", destaca a professora Ana Cançado, que estuda e se dedica à prática há 20 anos. Ela lembra que a aula conta com alunas gestantes, que buscam autoconhecimento, concentração e foco na respiração, com diminuição de dores nas costas. A prática é milenar e nascida na Índia há cerca de cinco mil anos.


Fotos Relacionadas