Inscrições abertas para o V Inverno com Ciência

16/08/2018 16:29:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto

Abertura do evento será na Cidade Universitária, na próxima segunda

O V Inverno com Ciência: UFRJ & Sociedade Compartilhando Saberes será realizado entre os dias 20 e 30 desse mês pelo Setor Ensino e Integração Acadêmica, da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ – campus Macaé, que funciona na Cidade Universitária. O evento tem apoio da prefeitura e será aberto na próxima segunda-feira (20), às 18h, no auditório Claudio Ulpiano. As inscrições estão abertas e podem ser feitas online no link do evento https://invernocomciencia.macae.ufrj.br/2018/, onde também está disponível a programação completa.

São diversas atividades que acontecerão em seis lugares diferentes: Cidade Universitária, Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Nossa Senhora da Conceição, Colégio Estadual Jornalista Álvaro Bastos, Colégio Estadual Luiz Reid, Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem/UFRJ) e no Centro Estadual de Pesquisa em Desenvolvimento Rural Sustentável (Ceprus) da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro). Entre as atividades destacam-se palestras itinerantes, cursos, mesas redondas, oficinas, passeios ecológicos e ações artístico-culturais.

Na abertura haverá apresentação do Canto Coral da Cidade Universitária, regido pelo professor Gunnar Glauco de Cunto Taets, da UFRJ-Macaé. Em seguida, às 19h, inicia a conferência de abertura com mesa redonda sobre o tema “Ampliando Diálogos entre a Universidade e Comunidade: (Des)caminhos e a Busca pela Horizontalidade na Construção do Conhecimento”, com os professores Celso Sanchez Pereira, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio); Bruno Andrade Pinto Monteiro e Rafael Nogueira Costa, da UFRJ-Macaé.

O Inverno com Ciência é uma ação da UFRJ campus Macaé no intuito de reafirmar e dar cumprimento ao compromisso social da universidade pública, fundamentando-se na ideia de extensão universitária como processo educativo, cultural e científico, contemplando a articulação entre o ensino e a pesquisa, de maneira a possibilitar uma interação transformadora entre universidade e sociedade.

As informações foram passadas pela coordenadora geral do Inverno com Ciência, Cristiane Pires Teixeira. Quem quiser saber mais pode ir ao Setor de Ensino e Integração Acadêmica, na sala 103, Bloco C, Cidade Universitária, ou contatar pelo e-mail ensinoeintegracaoacademica@macae.ufrj.br ou ainda pelo telefone 2141-4007.

Locais de realização

· CIDADE UNIVERSITÁRIA

Rua Aluízio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros

· EMEI - NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Rua Curunhango (antiga rua 87) s/n° - Parque Aeroporto

· C.E. JORNALISTA ÁLVARO BASTOS

Rua Braulino Alves Simões, 111 - Parque Aeroporto, Macaé - RJ, 27930-480

· COLÉGIO ESTADUAL LUIZ REID

Rua Teixeira de Gouveia, 942 - Centro

· NUPEM/UFRJ

Avenida São José Barreto - 764. São José do Barreto

· PESAGRO (CEPRUS)

Estrada principal de acesso ao bairro Horto