Inscrições abertas para os cursos no Cetep

23/02/2018 12:22:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arquivo Secom/ Moisés Bruno

Cetep oferece 862 vagas de qualificação e capacitação profissional distribuídas em 26 cursos

Começam na segunda-feira (26) as inscrições para os cursos gratuitos oferecidos no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio. O cadastro vai acontecer por ordem de chegada e será encerrado assim que todas as vagas forem preenchidas. Os interessados devem comparecer das 8h às 17h, na rua Alfredo Backer, 363 - Centro. São 862 vagas de qualificação, capacitação e aperfeiçoamento profissional distribuídas em 26 cursos. Os cursos estão divididos pelos seguintes eixos tecnológicos: produção cultural e design; ambiente e saúde (beleza); ambiente e saúde; gestão e negócios; controle e processos industriais; hospitalidade e lazer e informação e comunicação. Todos os cursos são de curta duração, as datas de realização e horários estão disponíveis no edital. Cada curso será realizado em locais específicos como Cetep, Macaé Facilita Córrego do Ouro, Copa da Secretaria de Educação e Cidade Universitária.

O edital n° 001-2018 está disponível no site da prefeitura e conta com todas as regras para o ingresso nos cursos. A novidade deste ano letivo é o oferecimento dos cursos de Técnicas Básicas de Massagem Relaxante e Energética, Auxiliar de Panificação e Básico de Confeiteiro.

Os cursos são: Cabeleireiro Básico, Cabeleireiro Avançado, Manicure e Pedicure, Design de Sobrancelha e Barbeiro; Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas, Auxiliar de Saúde Bucal, Cuidador de Idoso, Técnicas Básicas de Massagem Relaxante e Energética. O de "Produção Cultural e Design" abrange os cursos de Costura para Iniciantes, Artes em Tecido e Linha feito a mão, Esculturas em Biscuit, Técnicas Básicas de Desenho Livre e Pintura Artística. Em Hospitalidade e Lazer, os interessados podem se inscrever em Noções Básicas de Serviço de Recepcionista, Auxiliar de Panificação e Básico de Confeiteiro. O eixo "Informação e Comunicação" integra os cursos de AutoCAD 2D para iniciantes e Informática Básica. O eixo "Controle e Processos Industriais" terá cursos de Interpretação e Implantação da Norma e Medição Dimensional. Já os cursos de Assistente de Logistica, Auxiliar de Administração, Preparatório para atendimento em Agência Bancária, Auxiliar Financeiro, Noções Básicas de Recursos Humanos e Noções Básicas para Serviços Administrativos fazem parte do eixo "Gestão e Negócios".

O material didático referente aos conteúdos teóricos dos cursos será fornecido gratuitamente pelo Cetep. Os materiais de consumo e permanentes necessários para as práticas individuais de alguns cursos deverão ser adquiridos pelos alunos.

Para os cursos do eixo tecnológico "Ambiente e Saúde" serão oferecidos: Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas, Auxiliar de Saúde Bucal, Cuidador de Idoso e Técnicas Básicas de Massagem Relaxante e Energética, o candidato passará por seleção entre os dias 27 de fevereiro e 1° de março. O processo de caráter eliminatório contará com prova de redação e entrevista na sede do Cetep.

No dia 27 (terça-feira), às 8h será realizada prova de redação de caráter eliminatório. A relação dos classificados na prova de redação será divulgada na sede do Cetep no dia 28 (quarta-feira). No dia 1° de março (quinta-feira) haverá entrevista de caráter eliminatório, das 8h às 12h. Já no dia 2 de março (sexta-feira) será anunciada a lista dos classificados para as vagas nos cursos.

Para inscrição, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos: fotocópia de documento de identidade com foto 3x4 e cópias do CPF, carteira de identidade, além de comprovantes de residência e de escolaridade (histórico escolar, declaração de matrícula para quem ainda está estudando ou da série cursada). Aos candidatos que já passaram por cursos no Cetep em 2016, será facultada a entrega dos documentos necessários para inscrição, exceto a cópia da identidade e duas fotos 3x4. O candidato menor de 18 anos deverá ter a inscrição realizada por um responsável legal. Já o que estiver impossibilitado de comparecer à sede da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional poderá se inscrever através de procuração particular por meio de procurador.