Inscrições para concurso de fotografia seguem até 20 de março

16/01/2018 10:44:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Resultado será exposto no hall de entrada da Cidade Universitária

Estão abertas até o dia 20 de março as inscrições para o concurso de fotografia, em comemoração aos 10 anos de inauguração do campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os interessados podem retirar a ficha de inscrição no setor do protocolo do campus, que funciona na sala 105 do Bloco B da Cidade Universitária. Devem ser inscritas fotografias originais de autoria exclusiva e revelar a história do campus UFRJ-Macaé nos últimos 10 anos, a partir de sua criação em 27 de março de 2008. Cada candidato poderá efetuar apenas uma inscrição e concorrer com até cinco fotografias coloridas ou em preto e branco.

A divulgação do resultado final será no dia 27 de março, na página do campus UFRJ-Macaé e será exposta no hall de entrada da Cidade Universitária. A fotografia vencedora ficará em exposição na página do campus UFRJ-Macaé. Também serão entregues menção honrosa e certificados aos cinco primeiros colocados.

Podem participar do concurso alunos das universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ)/Macaé; Fluminense (UFF) e da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), incluindo estudantes da graduação, pós-graduação, servidores técnico-administrativos e docentes, funcionários ativos ou inativos e ex-alunos. Além da ficha preenchida, também deve ser entregue um CD com fotos.

O concurso de fotografia tem como principal objetivo estimular o olhar da comunidade acadêmica para o espaço universitário e destacar impressões que esse mesmo local de ensino, trabalho e convívio revela/revelou aos frequentadores.

Originalidade - Para cada foto salva no CD deverá haver, também, um documento de texto digital, com até 300 caracteres, que contextualize a foto na temática do concurso: "O que a UFRJ-Macaé representa para você?". Além disso, deverá ser incluída a descrição da foto: local, data e contexto de criação da imagem. A comissão julgadora vai avaliar os quesitos criatividade e originalidade.

A avaliação das fotografias será feita por uma comissão composta por nove membros. Todas as fotografias selecionadas poderão ser expostas e reproduzidas em documentos, sites e demais meios eletrônicos, folderes, banneres, cartazes, cartões, livros, revistas, boletins e periódicos, a critério da UFRJ, sendo preservada a autoria informada nos créditos da fotografia, quando couber.

O campus UFRJ-Macaé conta com 11 cursos de graduação e três de pós-graduação stricto sensu em nível de mestrado, e está constituído fisicamente em três polos: universitário, Barreto e Ajuda. Os cursos de graduação-licenciatura são Ciências Biológicas e Química. Já os de bacharelado são de Ciências Biológicas, Enfermagem e Obstetrícia, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Farmácia, Medicina, Nutrição e Química.