Jornada pedagógica promove integração e troca de experiências

17/10/2018 17:06:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Jornada da Orientação Pedagógica recebe municípios vizinhos

A V Jornada da Orientação Pedagógica recebeu, nesta quarta-feira (17), professores orientadores pedagógicos, além de educacionais, supervisores, gestores, profissionais e estudantes de Pedagogia. Com o tema "Aporia. A busca do conhecimento", a programação foi realizada no Clube Cidade do Sol. Considerado um dos mais importantes eventos pedagógicos da rede municipal, a Jornada recebeu representantes dos municípios de Rio das Ostras, Saquarema, Quissamã, Carapebus, Casimiro de Abreu e Araruama.

A programação teve como objetivo possibilitar trocas de experiências e práticas que possam transformar o ambiente escolar, e destacar a temática "Aporia", termo grego que representa a "inconclusão", e é indispensável para filosofia e educação. Para a programação, a coordenação da equipe de professores orientadores incluiu temas relevantes de interesse dos educadores como leitura, aprendizagem e alfabetização. Os assuntos foram proferidos por especialistas da área da Educação.

A abertura do evento teve as presenças da Secretária Adjunta de Educação Básica, Gelda Tavares, que cumprimentou os participantes, além da Superintendente de Ensino Fundamental, Balade Aref. "É muito bom receber todos os presentes. A cada ano é escolhido um tema importante para o grupo. O foco é destacar a educação criativa. A Jornada da Orientação Pedagógica é um momento de conectar saberes e conhecimentos", pontua.

A ocasião também contou com apresentação da coordenadora da Orientação Pedagógica Verônica Mendes. "A Jornada da Orientação Pedagógica tem como uma das prioridades orientar os profissionais da educação e apontar o que ainda pode ser feito na rede municipal. Também será elaborado um documento, que trata do perfil do orientador pedagógico na rede municipal. O material será encaminhado para o setor Jurídico da Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Educação e Câmara Municipal de Macaé", ressalta.

Já Silaine Matos, que também coordena a equipe de Orientação Pedagógica (6º ao 9º ano), ressaltou que a oportunidade é essencial para os profissionais estarem juntos. "A formação específica visa contribuir com o trabalho pedagógico nas escolas municipais, e também apontar o que a educação tem de melhor e o que ainda está por desenvolver", observa.

A programação foi elogiada pelos participantes. A orientadora pedagógica Cristina Burle foi uma delas. "Fiz questão participar desta formação, que surgiu do anseio do coletivo. A Jornada Pedagógica se perpetua a cada ano com temas que o grupo de professores orientadores pedagógicos define. Isso é muito importante", ressaltou. Já Juliana Santos, que atua na orientação pedagógica da Educação Infantil, também aprovou a programação. "A Jornada é de fundamental importância, pois reforça a sintonia e união da categoria", comenta.

PALESTRAS - Durante todo dia a V Jornada da Orientação Pedagógica foi marcada por palestras e momentos culturais. Uma das participantes foi a professora integradora do Ciep Municipal Maringá e biblioterapeuta, Fabíola Barcelos. Na ocasião, a educadora ressaltou a importância de pequenas ações na educação. "Fiz questão de mostrar aos participantes que é possível envolver toda comunidade escolar, através da sensibilidade, utilizando a literatura em atividades cotidianas junto a estudantes, professores e pais. Um dos exemplos, é o projeto " Ninho de Leitores", que desenvolvo no Ciep", comenta.

A Jornada também contou com o professor, psicólogo e filósofo e ator, Ailton de Melo foi responsável pelo tema "Professor Criador". No turno da tarde, a programação foi marcada pela palestra "Aporias da Aprendizagem e da Alfabetização" com o doutorando em Filosofia na linha de Pesquisa, Ética e Filosofia Política", Daniel Linhares.


Fotos Relacionadas