"Leituras em família" traz novo tema no blog 'Educação não para'

25/09/2020 08:59:00 - Jornalista: Joice Trindade

Projeto "Leituras" tem vários temas

O projeto "Leituras em família" está com o novo tema "De olho no Ideb da sua escola", no blog www.educacaonaopara.com e no YouTube (leituras em família macaé). Quem acessar saberá mais a respeito da importância do índice para os estudantes de Macaé. Para isso são exibidos vídeos, comentários e reportagens sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Brasil e o resultado do município.

São destacados como funciona o Ideb e relatos sobre a importância das escolas que estimulam a leitura e tiveram melhor nota no índice. Principal medidor de qualidade do Ensino Fundamental e Médio no país, o Ideb serve para estabelecer metas para cada rede e escola e também monitorar o nível de qualidade do ensino no Brasil. Os dados podem indicar como está o ensino por região, estado, município e unidade de ensino.

Também é apresentado que Macaé é o primeiro lugar no Ideb no ranking no Norte Fluminense, obtendo a maior nota 6.3 nos anos iniciais, e o quarto lugar entre os municípios de todo o Estado do Rio de Janeiro, registrando crescimento de 0.4 e ultrapassando a meta estipulada pelo próprio Ideb, que era de 6.2 para Macaé este ano.

Os números mostram que 92,3% das escolas da rede tiveram notas superiores em comparação ao ano de 2017 ou mantiveram as notas. O município também superou as médias no estado e no Brasil em todas as fases do ensino: anos iniciais, anos finais e no Ensino Médio, o que se repete em todas as edições desde 2015.

Projeto "Leituras" tem vários temas

Na semana passada, "Leituras em Família" apresentou a temática "Conta pra mim, Conto pra ti: leitura em em voz alta". A proposta da equipe é levar a reflexão e sensibilização sobre a importância, para todos, de fazer e ouvir leitura em voz alta.

Foram destacadas questões como a importância de ouvir leitura para o desenvolvimento infantil; os benefícios da leitura para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. E também exemplos e experiências exitosas sobre a importância e o papel que a leitura exerceu na vida de diversas pessoas, inclusive em pacientes com Covid-19.

"Leituras em Família" também conta com a parceria da Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan-Macaé), que exibe tópicos sobre a alimentação em tempos de pandemia, que visam contribuir com a educação nutricional dos alunos e familiares.

Na página também são exibidos outros conteúdos como "Saúde é coisa de todos", "Leitura interativa - um momento para conversar", "Empatia", "Interação e diálogos nos momentos de ansiedade", "Prevenção ao coronavírus", "Atenção aos Idosos e “ Prevenção e Solidariedade andam juntas”, “Relações Afetivas - Mídias Sociais” , ”A importância da família no estudo remoto”, “Exercícios Físicos-Boa alimentação","Tecnologia e pandemia" e "Resiliência". As produções, sugestões e dúvidas podem ser encaminhadas para o endereço eletrônico leiturasemfamilia.macae@gmail.com.