Prefeitura Municipal de Macaé

Secretaria de Educação

Macaé 205 anos: bandas escolares se preparam para desfile

2018-07-10 16:45:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
Foto de alunos uniformizados com instrumentos musicais
Foto: Bruno Campos
Corporações musicais estimulam cultura e arte em alunos; apresentação será dia 29 de julho em Imbetiba

Bandas das escolas se preparam para o desfile cívico de 205 anos de fundação da vila de Macaé. Mesmo no período de recesso, que começa nesta quarta-feira (11), alunos integrantes do projeto Bandas Escolares continuarão ensaiando para participar da programação, que será no dia 29 (domingo), às 9h, na avenida Elias Agostinho, em Imbetiba.

O cronograma de ensaios e estudo de música será a cada três dias, se estendendo até sexta-feira (27). Este ano, a programação do desfile contará com 11 bandas das seguintes unidades escolares: Generino Teotônio de Luna (Virgem Santa), Elza Ibrahim (Ajuda), Paulo Freire (Lagomar), Cláudio Moacyr de Azevedo (Aeroporto), Oscar Cordeiro (Aeroporto), Leonel Brizola (Barra) e Maria Isabel Damasceno Simão (Centro). A lista também conta com Jacyra Tavares Duval (Novo Cavaleiros), Carolina Curvelo Benjamin (Trapiche), Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol) e Tarcísio Paes de Figueiredo (Bicuda).

No Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna cerca de 40 alunos fazem parte da Corporação Musical Jamil Andrade Dias. Conduzidos pelos instrutores Luis Carlos Pereira e Jorge Henrique Pereira, os estudantes fazem parte dos ensaios às terças e quartas, nos horários divergentes aos de aula e também aos sábados.

Robert da Conceição Santos, Josilaine dos Santos Crespo e Sabrina dos Santos Ferreira, todos do oitavo ano, fazem questão de comparecer aos ensaios. "Amo música. Toco escaleta e lira. Estou ansiosa para o desfile", conta Josilaine. Da mesma opinião é Sabrina. "Estou há três anos na banda. Depois que entrei na corporação, melhorei muito na escola", observou.

Segundo a secretária de Educação, Leila Clemente, o projeto Bandas Escolares segue a determinação da lei 13.278-2016, que inclui as artes visuais, a dança, a música e o teatro nos currículos dos diversos níveis da educação básica. "Em ações como estas, conseguimos despertar nos alunos o interesse pela área cultural, proporcionando novas perspectivas para os estudantes", ressalta.

Projeto - Para fazer parte das bandas escolares, as crianças e adolescentes devem frequentar regularmente as aulas e ter boas notas. Em caso de três faltas injustificadas, ocorre substituição por outro aluno que está no cadastro reserva.

Com cerca de 500 participantes, o projeto Bandas Escolares tem como propostas estimular a permanência na sala de aula, preparar os alunos a se tornarem cidadãos críticos, propiciar a aproximação da família e permitir que talentos sejam valorizados e reconhecidos.

As bandas escolares contam com a atuação de instrutores concursados que levam ensinamentos da música, disciplina, concentração, postura e expressão. Muitos já foram ex-alunos e integrantes de corporações. Eles também fazem parte da banda da Secretaria Municipal de Educação, que desenvolve a música não só nas unidades escolares, mas também em instituições e outros eventos.

+ Mais Notícias