Macaé tem volta às aulas para 40 mil alunos

04/02/2020 17:48:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Alegria e acolhimento marcaram o início das atividades do ano letivo de 2020

A volta às aulas na rede municipal movimentou as escolas da área central, bairros e região serrana. Os cerca de 40 mil alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio participaram de atividades diferenciadas de acolhimento nas 106 unidades municipais.

O secretário de Educação, Guto Garcia, visitou algumas escolas e deu boas-vindas para alunos e profissionais de ensino. "As dificuldades, vamos superar juntos. Agradeço o grande acolhimento que a maioria das escolas realizaram na última segunda-feira (3) durante as reuniões pedagógicas. Desejo a todos um ano letivo de realizações positivas em prol do processo de ensino", ressaltou Guto que, no decorrer do mês, continuará indo às escolas para repassar as informações sobre a organização das unidades, explicar o funcionamento da Secretaria de Educação e os projetos.

Entre as escolas visitadas pelo secretário está a Arlea Carvalho José (Botafogo) que realizou atividades lúdicas e de socialização junto aos 205 alunos que estudam em tempo integral. "Tratamos de realizar um acolhimento especial para reforçar a socialização. Vamos trabalhar princípios como parceria, responsabilidade e afeto", contam as diretoras Marinez Pereira (geral) e Vânia Cláudia Schulbert dos Santos (adjunta).

A escola também realizou uma recepção para os pais que foram acompanhar a adaptação dos filhos. Entre eles estavam Katellen de Souza e Caio Nicolau, pais do pequeno Arthur Gabriel, de dois anos. "É o primeiro ano do Artur no colégio, estamos satisfeitos com o atendimento da escola e com o que pudemos perceber neste primeiro dia", pontuaram.

Outra escola visitada por Guto Garcia foi a Olga Benário Prestes (São José do Barreto), que envolveu alunos do 6º ao 9º ano e professores na unidade que conta com espaços como o Laboratório de Ciências Professor Luis Salomão, Sala de Cultura Ieda Moraes e Ateliê de Artes Tarsila do Amaral. Já os 200 alunos da Escola Municipal Cândida Maria da Silva Vieira (Cajueiros), tiveram acesso a atividades pedagógicas diversificadas e apresentação artística do grupo de voluntários "Desengonçados", com a participação da professora integradora Graziela Melo.

No Colégio Municipal Botafogo, cerca de 900 alunos do 1º ao 5º e Educação de Jovens e Adultos fizeram parte de dinâmicas e atividades especiais com foco no projeto pedagógico "Cuidar". Eles também receberam uniformes e fizeram parte de trabalhos de interação. Entre eles estava Caíque Gonçalves. "Morava em Cachoeiras de Macacu e, agora, estou animado com essa escola. Tudo aqui é muito legal", comenta o aluno de oito anos.

Com 664 alunos de 1º ao 5º ano, a Escola Municipal Almir Francisco Lapa (Aeroporto) iniciou as atividades com ações voltadas para os estudantes conhecerem a unidade e se prepararem para os projetos "Resgatar valores" e "Cultura Popular Brasileira".

Combate ao Aedes - No próximo dia 19, as escolas municipais vão participar da campanha do Dia D de combate ao Aedes aegypti. Também será realizada a Jornada Pedagógica, de 16 a 20 de março, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, com a presença de palestrantes renomados da Educação no Brasil.

O retorno letivo só não aconteceu nesta terça-feira na Escola Municipal Professora Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco (Jardim Sol y Mar), em que os alunos retornarão na próxima terça-feira (11), em novo endereço, na Alameda Raimundo Corrêa, 151, no bairro Novo Cavaleiros (antigo CAp).


Fotos Relacionadas