Macaé terá novas escolas em 2018

07/12/2017 14:41:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin / Divulgação

Lagomar, Malvinas, Botafogo, Barra, Visconde e Miramar ganharão novas unidades escolares ou ampliações

O ano letivo de 2018 será iniciado com novas escolas na rede municipal. A previsão é que em dezembro sejam inauguradas as unidades nos bairros Lagomar, Malvinas, Botafogo e Barra. Em janeiro será a vez das unidades do Visconde e do Miramar. A proposta da rede municipal é atender 2,5 mil novos estudantes. Macaé contará com 65 escolas de atendimento à Educação Infantil. As novas unidades serão devidamente estruturadas, segundo a meta de propiciar ambientes amplos e adequados para avançar o processo ensino-aprendizagem.

O Lagomar, um dos bairros mais populosos de Macaé, contará com mais uma escola de Educação Infantil. O novo espaço terá dez salas de aula, banheiro, refeitório, cozinha, sala de professores, secretaria e área externa para recreação. A unidade vai funcionar na Rua W 5, s/nº, após o Colégio Municipal Paulo Freire. O local, com dois mil metros quadrados, seguirá o modelo de escola padrão, determinado pelo Ministério de Educação (MEC).

A expansão de turmas de Educação Infantil ocorrerá também na unidade do bairro Malvinas. A nova escola vai funcionar em tempo integral dentro do Centro de Artes e Esportes Unificados (Ceu) e contará com seis salas de aula, cozinha, banheiro e refeitório. O espaço fica na Rua Maria José Mahon Santos, s/nº, Malvinas. A previsão é atender uma demanda de 500 alunos.

O bairro Botafogo ganhará turmas de Ensino Fundamental. As dependências da nova escola serão no prédio em que funcionava a antiga Esane, na Rua Djalma Sales Pessanha, 591. O espaço terá três andares, contará com 13 salas de aula, refeitório, cozinha, dispensa, auditório e área externa para atividades.

Um total de 200 vagas serão disponibilizadas para o novo local da Escola Municipal de Educação Infantil Juventino da Silva Pacheco, que vai funcionar junto às dependências do Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo. O espaço, que fica na Rodovia Amaral Peixoto, s/nº, na Barra de Macaé, será disponibilizado para educação das crianças na faixa de dois a cinco anos, contará com seis salas de aula, cozinha, banheiros com acessibilidade, refeitório e secretaria.

A educação de Macaé segue as Diretrizes Curriculares Nacionais, com a proposta de promover a equidade de aprendizagem, garantindo que conteúdos básicos sejam ensinados para todos os alunos, sem deixar de levar em consideração a realidade em que estão inseridos.

De acordo secretário de Educação, Guto Garcia, o objetivo é que no próximo ano, todos os alunos a partir de dois anos estejam em sala de aula. "A intenção é universalizar a educação. A ampliação do número de vagas nas unidades municipais, com estudo da implementação de escolas padrão, segue a prioridade de atender as crianças na faixa de dois e três anos”, ressaltou.

Escolas do Visconde e do Miramar vão atender 600 alunos

No mês de janeiro de 2018, serão inauguradas duas novas escolas nos bairros Visconde e Miramar, com atendimento para cerca de 600 estudantes. A previsão é que os novos espaços sejam abertos no dia 21 de janeiro. A Escola Municipal de Educação Infantil Professora Neiva Mariano dos Santos vai funcionar na Rua Leopoldina Araújo, 400, no Visconde. A unidade contará com dez salas de aula, secretaria, refeitório, cozinha e o atendimento de cem novos estudantes.

Já a Escola Municipal de Educação Infantil Professora Arlete Ribeiro José será ampliada com três novas salas de aula. O local também passará por manutenção das dependências. A intenção é melhor atender os alunos da Educação Infantil. Com a expansão, a escola vai dobrar a capacidade atual de assistir 80 alunos.

Com as novas escolas e ampliações, a prioridade da rede municipal é reforçar a meta do Governo Federal, que determina aos municípios o atendimento de todas as crianças na faixa etária de dois a cinco anos até o ano de 2021.