Médicos de UTI treinam em robôs em curso da saúde e educação

25/04/2018 17:13:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Treinamento nos manequins simulou atendimento intensivo em cardiologia

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde, deu sequência, nesta quarta-feira (25), ao curso de capacitação dos médicos que atuam nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) do Hospital Público de Macaé (HPM) e do Hospital São João Batista (HSJB). Para treinar as habilidades dos médicos, o cardiologista Joel Tavares Passos usou dois robôs manequins simulando o atendimento intensivo a uma pessoa no curso sobre “Suporte Avançado de Vida em Cardiologia”.

- É muito importante um curso de capacitação dos médicos, principalmente, pensando em atendimento na UTI onde o trabalho tem mais valia pela salvação de vidas - destacou a secretária de Educação, Leila Clemente, que participou da abertura da aula prática, à tarde.

A capacitação terá um total de quatro cursos e faz parte de exigência do Sistema Único de Saúde (SUS) para que o município credencie os leitos que foram ampliados. Todo o treinamento está sendo organizado e elaborado pela equipe da Superintendência Acadêmica da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria de Educação.

- Este curso ensina como manejar um paciente com parada cardiorrespiratória para que retorne à vida em condições adequadas. É importante que os profissionais envolvidos utilizem as técnicas necessárias e no tempo correto a fim de evitar que o paciente fique com sequelas - explicou o médico professor.

O primeiro curso foi realizado no dia 14 de abril sobre “Suporte Neurológico Grave”, ministrado pela neurocirurgiã e vice-coordenadora do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé), Laila Zelkcowicz Ertler, e vai continuar no dia 5 de maio. Depois, em 30 de maio, sobre “Fundamentos Básicos em UTI”; e, em 27 de junho, “Via Aérea Difícil”, ambos com o cardiologista Joel Tavares Passos, que tem experiência em Medicina Intensiva.

Cada curso habilitará cerca de 25 médicos que receberão o certificado emitido pela Secretaria de Ensino Superior.