Pais podem acompanhar a vida escolar dos filhos pelo Portal do Aluno

16/05/2018 13:17:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Frequência, notas e calendário escolar podem ser acessados

Pais, responsáveis e estudantes podem acompanhar o cotidiano escolar por meio do Portal do Aluno. Na ferramenta, são disponibilizados dados como corpo discente e docente, frequência, notas, documentação, calendário e horário das aulas. O acesso é feito pelo site da prefeitura no no link http://tic.macae.rj.gov.br/portal-do-aluno/, com código fornecido pela escola. Cerca de 40 mil alunos já acessam diariamente a ferramenta. A cada final do bimestre, as informações são atualizadas.

Os pais podem verificar o horário que o filho chega à escola, se ele está ou não assistindo às aulas, se ele foi bem na prova. O portal contribui na integração, democratização e gerência das informações, facilitando a pesquisa dos dados tanto da escola quanto dos pais e responsáveis.

Segundo o coordenador de Serviços de Gestão e Informatização do E-Cidade, Felipe Valadão Almeida, o portal é uma forma objetiva e rápida dos responsáveis saberem como se apresenta o cotidiano escolar do aluno. "Outras consultas que estão disponíveis, são dados da escola com endereço e nomes dos diretores, referências quanto à matrícula, contatos dos responsáveis, e ainda se o aluno é beneficiário do Programa Bolsa Família, atendido por outro espaço escolar ou usuário de transporte público", citou.

Para acessar, o responsável deverá ter um e-mail pessoal, que vai possibilitar realizar o login e cadastrar a senha no portal. O aluno ou o responsável que não conseguir o acesso pode entrar em contato com a direção, que vai providenciar outra senha de acesso.

Os pais e responsáveis que forem acessar pela primeira vez, podem procurar a secretaria da escola que o filho estiver matriculado, onde a direção dará as primeiras instruções de acesso com uma senha provisória. No primeiro acesso, a senha deve ser trocada para segurança dos dados. O Portal do Aluno faz parte do E-Cidade, um sistema implementado através do convênio com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) e a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia.