Pré-matrícula para cursos gratuitos começa na segunda-feira

19/09/2019 12:07:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom

São 1.295 vagas em 26 cursos gratuitos

Começa na segunda-feira (23) a pré-matrícula para o preenchimento de 1.295 vagas de 26 cursos gratuitos oferecidos pela Secretaria de Educação. Os interessados devem se cadastrar no portal da Prefeitura de Macaé (www.macae.rj.gov.br). Os candidatos devem ter a idade mínima de 16 anos. A pré-matrícula será encerrada conforme o preenchimento do número de vagas. Cada curso tem um cronograma específico e irá acontecer nas unidades do Cetep-Centro, Barra e Polo de Cultura de Glicério.

Durante a pré-matrícula, o candidato receberá o protocolo de agendamento com data e horário para efetuar a matrícula,que deverá ser efetuada das 8h às 18h, na terça-feira (24) e quarta-feira (25), na sede da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, que funciona na Rua Alfredo Backer, 363, Centro. Mais uma vez haverá cursos na modalidade de educação a distância. São eles: assistente de Operações de Logística Portuária, marketing digital, tutoria EAD em Ambiente Moodle e Afetividade e Humanização através da Educação.

Os módulos online foram abertos em virtude do sucesso nas edições anteriores. As novidades são os cursos de auxiliar de secretaria escolar e mecânico de motores a diesel, que serão ministrados para 40 e 30 alunos. Outros cursos oferecidos são: básico de Panificação Artesanal, produção alimentícia artesanal (geleias, doces e biscoitos) e noções básicas para os serviços de recepção; auxiliar administrativo, almoxarifado, técnicas básicas de contabilidade e noções básicas de Recursos Humanos. Na área da beleza são manicure e pedicure, design de sobrancelha, barbeiro, básico de cabeleireiro e cabeleireiro profissional intensivo.

Também são oferecidas vagas para informática básica, auxiliar de secretaria escolar, Matemática Básica e Matemática Financeira .Os candidatos também podem se inscrever nos cursos de costura para iniciantes, artes em tecido e linhas feitas à mão, esculturas em biscuit e desenho artístico.

De acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, os cursos são voltados para qualificação, capacitação, aperfeiçoamento profissional e desenvolvimento social. "Estamos conseguindo melhor atender a população com oferta de uma grade diversa", comenta.

Ensino a distância e tecnologia são trabalhados

Já a Secretária Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio, Leandra Lopes, lembra que o Cetep também está investindo nos cursos a distância. "O Cetep, em parceria com o Núcleo de Tecnologia Municipal Educacional, está cada vez mais envolvido com o ensino a distância e a tecnologia. A intenção é trazer para o município avanços que acontecem no ensino em prol do mercado de trabalho", pontuou.

Para a matrícula, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos: fotocópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade (histórico escolar, declaração de matrícula para quem ainda está estudando ou da série cursada,além de uma foto 3x4).

O candidato menor de 18 anos deverá ter a inscrição realizada por um responsável legal. Já quem estiver impossibilitado de comparecer à sede da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional poderá se inscrever através de procuração particular.

Aos candidatos egressos dos cursos realizados pelo Cetep nos anos de 2017 e 2018, será facultada a entrega de todos os documentos necessários para o cadastro, exceto a cópia do documento de identidade, foto 3x4 e comprovantes de escolaridade, quando a exigência da certificação for diferente da apresentada anteriormente.

Vagas remanescentes

Quem não comparecer na data da matrícula ou não apresentar documento obrigatório perderá a reserva da vaga no curso. Diante da ausência sem justificativa formal, serão disponibilizadas nos dias 26 e 27 deste mês, vagas remanescentes, e as matrículas serão realizadas obedecendo a ordem de chegada dos candidatos.

O edital 003-2019 está disponível no site da prefeitura, dentro do link da Secretaria de Educação, e conta com todas as regras para o ingresso nos cursos. Todos os cursos são de curta duração; as datas de realização e horários estão disponíveis no edital.

Os cursos estão divididos pelos seguintes eixos tecnológicos: produção cultural e design; ambiente e saúde (beleza); ambiente e saúde; gestão e negócios; hospitalidade e lazer e informação e comunicação, Desenvolvimento Educacional e Social, além de Controle e Processos Industriais.O material didático referente aos conteúdos teóricos dos cursos será fornecido gratuitamente pelo Cetep. Os materiais de consumo e permanentes necessários para as práticas individuais de alguns cursos deverão ser adquiridos pelos alunos, conforme orientação dos professores no primeiro dia de aula.