Pré-Vestibular Social: 400 alunos começam as aulas

19/02/2019 12:53:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Boas-vindas foram dadas nesta segunda-feira (18), pelo coordenador Reginaldo de Moraes

Com o excelente desempenho de 175 alunos aprovados para universidades públicas e privadas do país em 2018, o Pré-Vestibular Social recebeu, nesta segunda-feira (18), os 400 alunos matriculados nos três turnos para passar as normas e regras do curso gratuito oferecido pela Prefeitura de Macaé. Eles receberam as boas-vindas de início de ano letivo, recepcionados no Auditório Claudio Ulpiano, na Cidade Universitária, e saíram do encontro com a certeza de que a palavra de ordem é estudar e o objetivo é serem preparados para o Exame Nacional do Ensino Médio que abre as portas para a formação superior.

O índice de aprovação do Pré-Vestibular, todo ano, é de aproximadamente 80% dos alunos que concluem o curso. Para chegarem a estes resultados positivos, todos devem respeitar as regras, começando pelo horário do turno escolhido: das 7h30 às 12h15, turno da manhã; das 13h15 às 17h55, tarde; e 18h15 às 22h15, noite, com tolerância para a entrada de, no máximo, 15 minutos.

"Eu já tinha ouvido falar do Pré-Vestibular e fiquei muito feliz por ter conseguido a vaga. Aqui estou perto de realizar o meu sonho de cursar Psicologia", disse Ana Beatriz Borges, 17 anos, aluna do Colégio Primeiro de Maio, que vai estudar no turno da tarde.

Coordenador do Pré-Vestibular há 16 anos, o professor Reginaldo de Moraes contou que o curso existe há 17 anos e falou também sobre as regras de convivência, como a proibição do uso de celular e/ou outros equipamentos eletrônicos durante as aulas, conforme a Lei Municipal nº 4.101, de 2015, salvo se for solicitado pelo professor para uso pedagógico. Ele destacou outros direitos e deveres que incluem sanções por desrespeito ou infração que podem levar a advertência, suspensão e até ao desligamento do curso.

"A maioria de vocês realmente vem para o Pré com vontade de estudar e fazer uma graduação. Nossa equipe é muito qualificada e os professores são formados em níveis de mestrado e doutorado. Muitos candidatos ficam, todo ano, na fila de espera e alguns são chamados ao longo do ano porque uns passam nas reclassificações do Sisu, outros passam já na metade do curso para o segundo semestre em universidades e há alguns casos de desistência por motivos diversos. O sucesso do curso é o trabalho em equipe e a dedicação de vocês, alunos", destacou o coordenador.

Ele lembrou que, no início das aulas, os alunos do Pré-Vest passam por prova diagnóstica que mede o nível de conhecimento de cada um. Daqui para a frente, para ficarem por dentro de tudo o que acontece no Pré-Vestibular, eles podem acessar o Blog do Pré no seguinte endereço eletrônico prevestsocialmacae.wordpress.com, onde também compartilham os arquivos das aulas ministradas.

O Pré-Vest funciona na Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros. A parte administrativa fica no segundo andar do prédio administrativo e as aulas acontecem no Bloco A, de segunda a sexta-feira.