Pré-Vestibular Social vai oferecer 400 vagas em 2018

14/11/2017 17:40:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Pré-matrícula será realizada entre 11 e 13 de dezembro na Cidade Universitária

A pré-matrícula para o Pré-Vestibular Social será realizada nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, na recepção da Cidade Universitária, onde funciona o curso, na Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros. O cadastro será das 8h às 12h e de 13h às 20h . Ao todo, serão oferecidas 400 vagas para quem já completou o Ensino Médio ou para quem está cursando o terceiro ano.

Para se inscrever, o candidato deve levar originais e cópias da identidade ou outro documento com foto, CPF, certificado de conclusão do Ensino Médio ou declaração que está cursando o segundo ano em 2017 ou o terceiro ano em 2018. Como o turno da noite é destinado às pessoas que trabalham durante o dia, para se cadastrar neste horário é necessário apresentar também declaração de trabalho. O candidato com curso de graduação concluído não poderá se inscrever. Para os turnos da manhã e tarde serão oferecidas 260 vagas e no turno da noite, 140.

Matrícula - Entre os dias 5 e 6 de fevereiro será a efetivação da matrícula. O futuro aluno deverá apresentar documentos pessoais como duas fotos 3x4, declaração de comprovação do terceiro ano do Ensino Médio ou certificado de conclusão. Se o candidato não comparecer no período da matrícula, a vaga será direcionada ao aluno que estiver na fila de espera. Quem tiver com documentos pendentes não terá a matrícula efetuada. Além disso, à medida que os alunos do curso forem aprovados para as faculdades, os candidatos do cadastro reserva serão convocados para preencher as vagas.

As aulas serão iniciadas em fevereiro, conforme o calendário letivo da rede municipal. O Pré-Vestibular Social conta em média com 80% de aprovação de seus alunos. O aluno que apresentar cinco faltas injustificadas perderá a vaga, o que acarreta no preenchimento de vagas dos alunos excedentes. Com o lema "Abrindo Portas para Universidade", o curso acontece nos turnos da manhã (7h20 às 12h10), tarde (13h20 às 18h) e noite (18h20 às 22h20).

Orientação vocacional direciona talentos

Antes de ingressar no Pré-Vestibular Social, o estudante participa de palestras direcionadas sobre vestibular e orientação vocacional. O curso gratuito é uma oportunidade para rever todo o conteúdo do Ensino Médio, estudar e conquistar o sonho para uma boa universidade, pública ou privada.

Segundo o coordenador, Reginaldo Moraes, o módulo se tornou referência por contar com 80% de aprovados nas faculdades do país. O curso desenvolve simulados seguindo padrões dos exames da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Instituto Federal Fluminense (IFF) e Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS).

Para reforçar a grade, a coordenação do curso incluiu a disciplina de “Atualidades” com enfoque para as disciplinas de Filosofia e Sociologia. Os alunos também participam de atividades do Heterogênese Urbana, espaço de troca de vivências. O curso é oferecido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, e conta com a parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).