Prefeitura qualifica mais 450 profissionais

17/12/2018 11:52:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão - Arquivo Secom

São 37 turmas em 28 cursos que receberão certificados

A Prefeitura de Macaé forma nesta segunda-feira (17), na Cidade Universitária, às 19h, 450 alunos de 37 turmas que concluíram os 28 cursos gratuitos oferecidos pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), neste segundo semestre. Os alunos do curso de Cerimonial são responsáveis pela organização. Já os participantes do módulo Básico de Panificação e Confeitaria vão produzir o lanche. Os produtos serão elaborados no Cetep-Barra, unidade que funciona como uma padaria-escola.

A programação contará com alunos de módulos como "Fundamentos de Gerenciamento de Projetos", "NR - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade", "Costura para iniciantes", "Básico de Primeiros Socorros", "Barbeiro", "Cabeleireiro" e "Básico de Inglês". A ocasião será marcada pela homenagem às turmas de Cerimonialista e Técnicas Básicas de Garçom.

Todos os cursos ministrados no Cetep contam com parcerias que funcionam no município proporcionando aos estudantes o treinamento em espaços com equipamentos adequados. De acordo com a Secretária de Qualificação Profissional e Ensino Médio, Leandra Lopes, a grade de cursos desta programação foi variada. "Contamos com parceiros como Schlumberger, Supermercado Extra, Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), além da Casa do Idoso, Pousada da Cidadania, Centro de Convivência do Idoso e campus Macaé do Instituto Federal Fluminense (IFF)", pontuou.

Outra instituição parceira é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que doou equipamentos para a padaria-escola, que funciona na Barra, além de profissionais que ministram workshops. As aulas práticas e teóricas são ministradas no Complexo Popular de Alimentação (Copa) da Secretaria de Educação, que funciona à Rua Hildebrando Alves Barbosa, 298, em frente ao Ciep Municipal Leonel Brizola, próximo ao 32º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

Três mil pessoas são capacitadas neste ano

De março a outubro deste ano, cerca de três mil pessoas foram qualificadas nos cursos do Cetep. São oferecidas aulas nos turnos da manhã, tarde e noite, de segunda a sexta-feira, para pessoas a partir dos 16 anos. Com duração média de três meses, os cursos seguem os seguintes eixos: ambiente e saúde; comunicação e informação; produção cultural e design; gestão e negócios; desenvolvimento educacional e social; turismo, hospitalidade e lazer; desenvolvimento educacional e social; controle e processos industriais e produção alimentícia.