Professor irlandês faz palestra sobre empreendedorismo na FeMASS

14/08/2019 12:17:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Ray O`Neill falou também sobre crise no mercado de trabalho e trabalho voluntário

A Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) recebeu, na noite de segunda-feira (12), o professor Ray O`Neill, de Dublin, na Irlanda, para uma palestra sobre empreendedorismo aos alunos, principalmente, do curso de Administração, mas todos puderam participar. A Irlanda investe no Programa para Empreendedores de Startups (o Startup Entrepreneur Programme) e o tema é bem atual no município, uma vez que a prefeitura lançou o Programa Startup Macaé que visa apoiar e promover iniciativas que contribuam para o desenvolvimento de empreendimentos inovadores, incentivando a cultura tecnológica no município.

Ray O`Neill falou também sobre crise no mercado de trabalho e trabalho voluntário abordando o tema 'Uma Visão sobre a Irlanda no Século XXI - o Trabalho, a Economia e a Inspiração". Ele é formado em Letras e Psicanálise, professor no Trinity College Dublin e na Dublin City University, e a palestra teve tradução simultânea feita pelo professor da faculdade municipal de Macaé Luiz Guaracy Gasparelli Júnior que fez pós-doutorado na Irlanda.

“A palestra foi importante para os alunos pela pertinência do tema’, disse a diretora da FeMASS, Cláudia Leite. Ela lembrou que a faculdade, mantida pela Prefeitura de Macaé, não oferece apenas o ensino acadêmico, mas também prepara os alunos para o mercado de trabalho e oferece diversidade de temas para ampliar o conhecimento deles. Além de Administração, a FeMASS oferece, gratuitamente, os cursos de graduação Sistemas de Informação, Engenharia de Produção e Licenciatura em Matemática.

De acordo com dados do Ministério de Relações Exteriores, a Irlanda é um forte país em empreendedorismo e o Brasil lançou até uma cartilha de como fazer negócios lá. A Irlanda faz parte da Comunidade Econômica Europeia, desde 1973, adesão que levou benefícios econômicos ao pais que, até então, tinha a sua economia agrária. O plano do governo é manter o país como “local ideal para se abrir um negócio”.

Macaé, já conhecida como referência de Cidade do Saber e do Conhecimento, também vem se destacando no campo do empreendedorismo, que tem papel fundamental nos planos de ações municipais. O Programa Startup Macaé é desenvolvido em parceria da prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, com o Centro de Referência em Inovação para Operações Sustentáveis (Crios), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fisicamente, o programa está localizado à Avenida Nossa Senhora da Glória, 2.975, no bairro Cavaleiros.


Fotos Relacionadas