Professores criam caixa matemática para os alunos da rede

07/08/2020 09:14:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

As 106 escolas municipais têm diversificado as estratégias para garantir o apoio pedagógico

Mesmo com o blog www.educacaonaopara.com sendo uma das principais ferramentas disponibilizadas pela rede municipal, as 106 escolas municipais têm diversificado as estratégias para garantir o apoio pedagógico. É o caso da Escola Municipal Dolores Garcia Rodriguez (Mirante da Lagoa), que conta com cerca de 300 alunos da Educação Infantil ao 5º ano e, recentemente, distribuiu a Caixa Matemática para turma do 3º ano.

A Caixa Matemática conta com itens como disco de frações; relógio com ponteiros e colchete indicando horas e minutos,; ficha escalonada; jogo de multiplicação com dados e uma folha em color set com o jogo; bingo de frações; ábaco (com isopor); palito churrasco; color set; 100 palitos de picolé; e material dourado impresso, entre outros. Todas as segundas-feiras a unidade entrega apostilas impressas para os familiares que solicitam. A distribuição segue agendamento específico e protocolos de distanciamento social. O próximo passo é atender os alunos do 1º ao 3º ano com caixas com textos para leitura diária em casa.

Para melhor atender os alunos, as diretoras Kátia Silene Dias dos Santos (geral) e Jacqueline Moreira (adjunta), se reúnem semanalmente com os professores através de vídeo conferências. "Nossos professores realizam planejamentos semanais. As sugestões de atividades são encaminhadas para o blog da educação e na plataforma Google Classroom. Nossa próxima ação é reforçar a comunicação, com atendimento individual aos responsáveis, através de ligações", comentam.

Estudo em casa

A unidade também é uma das 33 escolas que estão recebendo alunos do 1º ano de escolaridade com atividades do programa "Alfa - estudo em casa", visando dar continuidade à apropriação do princípio alfabético. Outras estratégias adotadas pelos espaços escolares neste segundo semestre letivo são entrega de livros didáticos, apostilas para os alunos que são identificados sem acesso à internet, além de sugestões de vivências para a garotada de dois a cinco anos da Educação Infantil.

Como exemplos estão as escolas; Ciep Municipalizado Leonel de Moura Brizola (Barra), Escola Municipal Paulo Freire (Lagomar) Colégio Municipal Aroeira,Escola Municipal Maria Cristina Castelo Branco da Cruz (Cabiúnas), Escola Municipal Aterrado do Imburo, em que os profissionais parceiros do Programa Saúde Família (PSF) da localidade também entregam os materiais para os pais que não conseguem comparecer na escola no dia agendado.

Na frente dos trabalhos também estão a disponibilização de atividades e informes nas próprias redes sociais das escolas municipais, como grupos de WhatsApp, Facebook e Instagram. Entre os exemplos estão o Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna (Virgem Santa) e a Escola Municipal Neusa Goulart Brizola (Barra), que criou um jornal virtual com orientações para famílias, como horário de estudo, acompanhamento de rotina diária e organização dos estudos em casa.

O blog www.educacaonaopara.com oferece gratuitamente sugestões de atividades não presenciais para a garotada da Educação Infantil e conteúdos específicos das disciplinas, vídeos, provas, textos, simulados e exercícios para os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Inclusiva, Ensino Médio, Cemeaes e Pré-Vestibular Social.


Fotos Relacionadas