Professores: educação inscreve para 315 vagas em cursos
Foto: João Barreto
Capacitação acontece no Centro de Formação Professora Carolina Garcia, no Cetep e na Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS)
A Secretaria Municipal de Educação está com inscrições abertas para 315 vagas em nove cursos gratuitos destinados aos profissionais da área, como ferramenta de capacitação no ensino-aprendizagem, que busca levar à troca de experiências e melhores práticas educacionais em salas de aula. Os cursos também são abertos a servidores municipais de outras áreas e aos cidadãos em geral comprometidos com os avanços da qualidade na Educação.
O cronograma vai de agosto a dezembro e os cursos serão realizados no Centro de Formação Professora Carolina Garcia (CFCG), que funciona no Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão, no Centro da cidade; no antigo Cetep, também no Centro; e na Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), na Cidade Universitária, Bairro Granja dos Cavaleiros. Os cursos são presenciais e de curta duração, com um total de 20 horas cada.
São oferecidos os seguintes cursos: “Neuroeducação: Neurociência e Aprendizagem”; “O Olhar para Aquele que Aprende – o Afeto como Instrumento Facilitador da Aprendizagem”; “O Afeto que Encerra um Olhar Contemporâneo no Amor”; “Desobediência Criativa: Arte como Ruptura”; “Patologização da Infância”; “Família, Escola e Fonoaudiologia Educacional”; “Arte Zero”; “Informática para Professores”; e “Mídias na Educação”.
Os interessados devem se inscrever no link: www.formacaomacae.wixsite.com/formacao. Só serão aceitas as inscrições feitas até cinco dias antes do início de cada curso; as posteriores ao preenchimento das vagas serão usadas como cadastro de reserva para uma nova edição dos cursos. A matrícula será efetivada, dentro do número de vagas, após a análise dos dados cadastrais e dos documentos pessoais de cada candidato.
No primeiro semestre, foram oferecidas 200 vagas em outros seis cursos. Neste segundo semestre, os cursos serão ministrados, respectivamente, por Ana Carolina Moda Nunes; Ana Cristina Carneiro Puppin de Faria; Gerson Dudus; Paulo Emílio Azevedo (que dará dois cursos); Alexandre Vasilenskas Gil; Luciana Aguilar da Costa; e Vanda Vasilenskas, que também ministra dois cursos.
A realização dos cursos é da Universidade Livre, da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria de Educação. Podem se inscrever quem tem Ensino Médio completo, apresentar a documentação exigida, com dados legíveis e corretos, e um e-mail válido por meio do qual será feita toda a comunicação com o aluno. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail unilivre.semed@gmail.com.
Endereços: Centro de Formação: 4º andar do Colégio Maria Isabel, à Rua Dr. Francisco Portela, 410, no Centro de Macaé. Cetep: Rua Alfredo Backer, 363. FeMASS: Bloco A, Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.
Agenda completa dos cursos:
1 – “Informática para Professores”.
No antigo Cetep.
15 vagas.
Duas turmas.
Turma 1: Cetep às terças-feiras;
22 e 29 de agosto;
5 e 12 de setembro.
Turma 2: FeMASS às quartas-feiras;
16, 23 e 30 de agosto;
6 e 13 de setembro.
Conteúdo: As tecnologias e o planejamento de aulas; Internet; Biblioteca nas Nuvens; Office Microsoft: Word, Power Point e Excel.
Professora: Vanda Vasilenskas – professora especialista em Tecnologias Educacionais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro). Mestranda em Educação Tecnológica pela Funiber e professora formadora do Ministério da Educação através do Proinfo.
2 – “O Afeto que Encerra um Olhar Contemporâneo no Amor”.
30 vagas.
Datas: às quintas-feiras,
14, 21 e 28 de setembro;
5 e 19 de outubro.
Conteúdo: O curso de divide em três partes, sendo o grupo dois o mais focado no módulo.
1 – Um ciclo de vídeo, com produções contemporâneas que falam do amor. Um filme por semana para ser discutido após a exibição.
2 – Um grupo de discussão sobre o conceito de amor no ocidente, através de textos de filósofos, psicólogos e outros cientistas sociais. Também através de um questionário formulado com os participantes e uma pesquisa aplicada por Internet.
3 – Uma oficina de criação em que serão produzidos textos/roteiros sobre formas do amor na contemporaneidade, com a criação de página de Facebook na qual serão postados vídeos/textos criados pelos participantes.
Professor: Gerson Dudus, mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – 2004) e professor da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora. Tem experiência na área de Comunicação com ênfase em Jornalismo e Teorias da Comunicação, além de assessoria em Comunicação e Política. Coordenador do Projeto Língua do P, no Centro Macaé de Cultura (2016/2017).
3 – “Arte Zero”.
50 vagas.
Início: segunda-feira, 4 de setembro.
Conteúdo: Introdução ao tema, atos únicos de escuta e dinâmicas de aproximação: representações do (zero) e seu valor na arte contemporânea – entre o vazio e o conjunto de gente, a folha em branco e a construção do texto coletivo. O reconhecimento da desobediência como princípio ativo da criação: a serialização e o protagonismo: arte como ruptura e a invasão dos gestos proibidos no campus. Afetividade: corpo e palavra em pretexto e protesto; sistema linfático estético e as potências adormecidas despertadas.
Análise de performance: uma arte abaixo de zero e a polissemia evidente das justaposições entre os universos movimento e verbo: imagens e imaginários – representações. Plantando afetos – ações de desdobramento do curso.
Professor: Paulo Emílio Azevedo – professor, doutor em Ciências Sociais e mestre em Políticas Sociais. Recebeu diversos prêmios, como “Rumos Educação, Cultura e Arte”/Instituto Itaú Cultural, 2008, e “Nada sobre Nós em Nós”/Escola Brasil/Minc, 2011.
4 – “Desobediência Criativa: Arte como Ruptura”.
40 vagas.
Datas: às terças-feiras dias 5, 12, 19 e 26 de setembro; 3 de outubro.
Conteúdo: Exibição do filme “Arquitetura da destruição”, atividade prática, corpos desobedientes, arte como ruptura e ressignificação do objeto. Reflexões sobre a vida como obra de arte X atividade prática; sobre liberdade, desconstrução e sensação. Compreendendo por um lado a estética como campo privilegiado da ação humana e por outro a banalização recorrente do uso da arte como homogeneização das subjetividades e ou expressão de salvação ou contenção sutil. O curso aborda a percepção crítica dos seus conteúdos. Não, coincidentemente, refuta a tese inclusiva de projetos sociais e seus pares, bem como problematiza o uso das energias raivosas como possibilidade de abertura ao processo descrito como “conflito estético, desobediência e criação”. Portanto, a relevância do tema se faz numa dupla dimensão: simbólica e epistemológica.
Professor: Paulo Emílio Azevedo – professor, doutor em Ciências Sociais e mestre em Políticas Sociais. Recebeu diversos prêmios, como “Rumos Educação, Cultura e Arte”/Instituto Itaú Cultural, 2008, e “Nada sobre Nós em Nós”/Escola Brasil/Minc, 2011.
5 – “Patologização da Infância”.
40 vagas.
Datas: às quintas-feiras,14 e 28 de setembro; 19 de outubro; 9 e 23 de novembro.
Conteúdo: Saúde e doença como conceito; introdução à Psicopatologia e História da Psiquiatria; introdução às críticas do DSM V; e aspectos históricos e sociais da patologização da infância.
Professor: Alexandre Vasilenskas Gil – psicólogo formado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), mestre e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Uerj (IMS/Uerj). Atua em Saúde Mental como psicólogo clínico concursado na Secretaria Municipal de Saúde de Macaé e supervisor clínico-institucional. Preceptor da residência interdisciplinar e representante do Conselho Regional de Psicologia (CRP05) no Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.
6 – “Mídias na Educação”.
30 vagas.
Datas: às quintas-feiras; 14 e 28 de setembro; 19 de outubro; 9 e 23 de novembro.
Conteúdo: Quem sou como professor e aprendiz, as chamadas gerações X, Ye Z. Por que usar tecnologias na educação: planejamento; softwares educacionais e mídias?
Professora: Vanda Vasilenskas – professora especialista em Tecnologias Educacionais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro). Mestranda em Educação Tecnológica pela Funiber e professora formadora do Ministério da Educação através do Proinfo.
7 – “Família, Escola e Fonoaudiologia Educacional”.
40 vagas.
Datas: às quintas-feiras, 14 e 28 de setembro; 19 de outubro; 9 e 23 de novembro.
Conteúdo: Fonoaudiologia Educacional; Onde a Fonoaudiologia se Insere no Cenário Educacional?; Relação escola, família e fonoaudiologia; a atuação fonoaudiológica na educação infantil; e reflexões e sugestões entre parceria escola-fonoaudiologia.
Professora: Luciana Aguilar da Costa – fonoaudióloga formada pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (2001). Fonoaudióloga da Prefeitura de Macaé, coordenadora dos Espaços de Convivência e Cultura do Programa de Saúde Mental de Macaé. Organizadora do curso de extensão em Heterogênese Urbana e TICS/EAD/Proinfo. Experiência nas áreas de Educação Infantil, Linguagem e Saúde Mental.
8 – “O Olhar para Aquele que Aprende – o Afeto como Instrumento Facilitador da Aprendizagem”.
30 vagas.
Datas: às quartas-feiras, 4 e 18 de outubro; 1º e 22 de novembro; 6 de dezembro.
Conteúdo: Desenvolvimento infantil; etapas de aquisição de linguagem; noções de neuroanatomia; a importância do afeto no desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem.
Professora: Ana Cristina Carneiro Puppin de Faria –graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, em 2000).
9 – “Neuroeducação: Neurociência e Aprendizagem”.
30 vagas.
Datas: às quintas-feiras, 5, 19 e 26 de outubro; 9 e 23 de novembro
Conteúdo:
Neurociência – uma breve história; a neuropedagogia e a complexidade cerebral na sala de aula; neuroaprendência – a educação da emoção; bases neurobiológicas do bullying escolar; neuroplasticidade e os pressupostos teóricos da aprendizagem; e sentimento e emoções.
Professora: Ana Carolina Moda Nunes, graduada em Pedagogia (Licenciatura Plena) com habilitações em Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e Administração Escolar do Ensino Fundamental e Médio; graduada em Tecnologia de Processos Gerenciais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pós-graduada em Neuropsicopedagogia.