Projeto com Daiane dos Santos desperta sobre educação ambiental

18/06/2018 15:50:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Guga Malheiros

Atleta campeã mundial Daiane dos Santos esteve, nesta segunda-feira, no Colégio Maria Isabel Damasceno Simão

Macaé, um dos municípios que mais investem na coleta e tratamento de esgoto, é o primeiro do interior do estado a receber o projeto Água na Escola – Gotas do Futuro. O projeto traz a atleta campeã mundial Daiane dos Santos, que está percorrendo as escolas. Desta segunda-feira (18) até quinta (21), alunos do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino receberão noções de educação ambiental. O objetivo é conscientizar sobre as ações dos três erres: reduzir, reutilizar e reciclar.

O projeto foi aberto no município no Colégio Maria Isabel Damasceno Simão. Na terça (19), o projeto estará no Ciep Municipalizado Darcy Ribeiro, na Nova Holanda; quarta (20), no Colégio Municipal Zelita Rocha de Azevedo, no Parque Aeroporto; e, na quinta (21), na Escola Municipal Engenho da Praia. O trabalho acontece das 8h às 16h em cada unidade e deve atingir 2,4 mil alunos nos quatro dias de ações.

O trabalho itinerante acontece em parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Instituto Trata Brasil (ITB) e BRK Ambiental.

- Eu estou como embaixadora do Trata Brasil há quase 10 anos e presencio os problemas que temos em relação à falta de água tratada e aos esgotos, que deixam milhares de crianças e adultos internados no país. Se queremos uma nação mais consciente, temos que trabalhar com estes temas para que as próximas gerações cresçam conscientes da importância de falar sobre saneamento - declara Daiane por onde vai com o projeto. No intervalo das atividades os alunos e professores têm um momento de bate-papo com a atleta a partir do tema “A transformação do esporte”.

- É um projeto muito importante porque desperta, principalmente nos alunos, a consciência de como cuidar do ambiente em todo lugar. Esse também é o papel da escola - disse a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Dith Jones.

Conheça o projeto

O projeto Água na Escola – Gotas do Futuro começou em 2017 nos grandes centros do Rio de Janeiro e São Paulo. A parceria com Daiane dos Santos foi natural, uma vez que a atleta já é Embaixadora do Instituto e muito ligada às causas ambientais. Daiane é um exemplo não somente de atleta, tendo conquistado inúmeros títulos nacionais e internacionais como ginasta brasileira, mas também como educadora, através do projeto “Brasileirinhos” e outros que buscam formar jovens cidadãos nos conceitos de responsabilidade social, cidadania, autoestima e confiança.

Macaé é um dos municípios que mais avançam na coleta e tratamento de esgoto. O município trata 190 litros de esgoto por segundo (l/s), atendendo uma população de cerca de 120 mil pessoas, o que representa cerca de 70% de tratamento do esgoto produzido. O tratamento do esgoto é reconhecido como prioridade para a atual gestão e vem avançando com planejamento, projetos e cronogramas/metas. Acesse aqui informações completas.


Fotos Relacionadas