Projeto da FeMASS faz doações à crianças e adolescentes carentes

12/07/2018 10:58:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Iniciativa solidária envolve estudantes dos quatro cursos da faculdade

Fazer o bem é o que move o projeto Filosofia Solidária, desenvolvido por alunos e professores dos quatro cursos da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS). A ação beneficente começou em abril e foi encerrada agora levando roupas a 150 crianças e adolescentes carentes do Centro Social Casa do Abraço, na Comunidade Malvinas, e alimentos e produtos de higiene pessoal para os atendidos no Cantinho da Criança, no Engenho da Praia. Eles ganharam mais do que produtos materiais, pois receberam afeto, objetivo do projeto que pretende promover experiências éticas na prática e ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade no município.

Durante a entrega das doações os alunos fizeram atividades culturais e lúdicas com as crianças e jovens beneficiados, marcando, dessa forma, a contribuição do projeto na vida deles. O Filosofia Solidária faz parte da disciplina Fundamentos da Filosofia que estimula os estudantes da faculdade municipal a desenvolver o senso de solidariedade. É implementado por alunos dos cursos de Administração, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção e Licenciatura em Matemática, em parceria com o Grêmio Estudantil do Colégio de Aplicação (CAp) e alunos e equipe do Pré-Vestibular Social, tendo como responsável o professor da FeMASS Ricardo Valadão.

Para envolver mais pessoas no projeto, alunos e professores circulavam pelo campus, durante os meses da ação, com uma camisa mostrando como é o trabalho e envolveram também a população que contribuiu com doações. A diretora da FeMASS, Claudia Leite, disse que o apoio recebido foi fundamental para o projeto alcançar a meta: fazer o bem. Segundo ela, a ideia é que o projeto seja transformado em uma cultura semestral da FeMASS se estendendo aos trotes solidários e estabelecendo parcerias com os diretórios acadêmicos de outras instituições de ensino.

A Casa do Abraço é uma iniciativa social de um grupo que trabalha em prol de valorizar as ações sociais, esportivas, culturais, educacionais e de lazer. As crianças atendidas ficam na instituição no período em que não estão na escola e participam de oficinas de artesanato, atividades esportivas, como jiu-jitsu, taekwondo, balé, dança de rua, fabricação de brinquedos reciclados e reforço escolar. A meta é atender 250 crianças. A casa, fundada em 2010, também atende mulheres com palestras de autoestima e oficinas de geração de renda, e idosos com encontros de dança, passeios e atividades laborais. O Cantinho da Criança é creche escola, funciona em horário integral, e atende moradores do bairro e no entorno.


Fotos Relacionadas