Prova da Olimpíada de Matemática acontece neste sábado

13/09/2017 14:47:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

Segunda fase da avaliação contará com prova discursiva

Cerca de 20 escolas classificaram alunos para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A prova será aplicada no sábado letivo (16), nas dependências das próprias escolas.

A lista de classificação conta com escolas como Polivalente Anísio Teixeira, Leonel de Moura Brizola, Ciep Municipal Maringá, Samuel Brust, Elza Ibrahim, Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Olga Benário Prestes, Sana, Raul Veiga, Maria Letícia Santos Carvalho, Botafogo, Engenho da Praia, Colégio Aplicação (CAp) e outras.

A segunda fase da avaliação contará com prova discursiva. O calendário de provas é o mesmo para os três níveis. São eles: nível um (alunos matriculados em 2017 no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental); dois (matriculados em 2017 no 8º ou 9º ano) e três (estudantes do Ensino Médio).

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. A novidade deste ano é a participação de escolas privadas.

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, a OBMEP também contribui para a integração das escolas e para o incentivo do aperfeiçoamento dos profissionais. "A iniciativa é mais um estímulo para os alunos e professores se dedicarem à Matemática, com a utilização de diversificadas ferramentas pedagógicas, além da descobertas de potencialidades”, destacou.

A divulgação do resultado será no dia 22 de novembro. A premiação, que será no próximo ano letivo, vai envolver alunos, professores, escolas e secretarias municipais de educação, que ganharão medalhas pelos melhores desempenhos nesta edição.

A trajetória da rede municipal é marcada por medalhas de ouro, prata, bronze e centenas de menções honrosas. Neste ano letivo, os alunos Fernando Sandre Pereira, do Ensino Médio do Colégio Municipal Sana e Larissa Machado da Silva, do sétimo ano da Escola Municipal Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol) receberam medalhas de bronze da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) referentes à edição 2016.