Quarta Cultural terá Orquestra Popular de Macaé

27/03/2017 14:26:00 - Jornalista: Simone Noronha

Foto: Juranir Badaró

Evento acontece dia 29 na Cidade Universitária

O projeto Quarta Cultural vai voltar a agitar a Cidade Universitária a partir do dia 29. O primeiro evento do ano terá a participação da Orquestra Popular de Macaé, que vai se apresentar a partir das 19h, no pátio da entrada principal. A proposta é utilizar o espaço universitário uma vez por mês para promover a arte como alternativa cultural e de lazer na vivência acadêmica dos alunos, professores, servidores e membros da comunidade.

Este mês, o evento também tem a parceria da Fundação Macaé de Cultura, responsável pela Orquestra Popular de Macaé. Composta por 12 músicos (alunos, professores e ex-alunos da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes), a orquestra existe desde 2008. Seu objetivo é divulgar a MPB através de repertório diferenciado, que não toca em rádios nem aparece na televisão, mas é considerado patrimônio cultural brasileiro.

A Orquestra, que faz parte da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, tem estrutura musical com base rítmica, além de instrumentos de sopro e de cordas. O grupo faz um ensaio por semana, todas as quartas-feiras, às 17h30, aberto para o público, na Praça das Artes da Fundação Macaé de Cultura (Avenida Rui Barbosa 780, Centro).

O Coordenador do evento, Carlos José de Mattos, explica que a Quarta Cultural conta com a parceria das três instituições que formam a Cidade Universitária: Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Tivemos uma ótima experiência com a Quarta Cultural ano passado, e certamente vamos repetir este ano”, afirmou.