Renovação de matrícula começa nesta segunda na rede

20/10/2017 17:18:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Guga Malheiros/ Arquivo Secom

Pais e responsáveis devem ficar atentos ao calendário

Começa na segunda-feira (23) o processo de renovação de matrícula da rede municipal de ensino. O prazo para renovação segue até o dia 24 de novembro. Os pais ou responsáveis pelos alunos das modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem comparecer na própria unidade municipal em que os alunos estão matriculados. A renovação de matricula é o que assegura a vaga do aluno em uma unidade de ensino.

Para o processo de renovação deverá ser apresentado original e cópia do cartão Sus do aluno, caso ele possua. A proposta é acrescentar o número do cartão Sus do estudante no requerimento da matrícula, com o objetivo de inserir o mesmo em Programas de Saúde Pública. A cópia do cartão será arquivada na pasta do aluno. Durante a renovação os dados dos estudantes serão atualizados. Em caso de pendência de algum documento é necessário levar para renovação.

Macaé conta com 106 escolas municipais, que atendem cerca de 40 mil estudantes. Não havendo interesse do aluno em continuar em uma das unidades de ensino, o pai ou responsável deve comunicar, oficialmente, a desistência da vaga.

Encaminhamento

Já entre os dias 25 (quarta-feira) e 17 de novembro (sexta-feira) serão realizadas reuniões específicas com os pais, responsáveis legais ou alunos, se maiores de idade, nas escolas municipais para tratar do processo de encaminhamento, que garante a continuidade de estudos em níveis de escolaridade específicos.

O encaminhamento é direcionado aos estudantes do pré-escolar II e do 5º ano de escolaridade das unidades que não oferecem os anos de escolaridades seguintes, ou seja, 1º e 6º ano do Ensino Fundamental, respectivamente. Os responsáveis deverão indicar, ao menos, três escolas municipais para encaminhamento, para que os alunos prossigam estudando na rede municipal.

No dia 21 de novembro os gestores deverão enviar ao setor de Cadastro e Movimentação da rede municipal, a relação dos alunos que serão encaminhados à continuidade dos estudos no ano letivo 2018. O resultado dos alunos que passaram pelo processo de encaminhamento e continuarão estudando na rede municipal, será divulgado a partir do dia 18 de dezembro. A matrícula destes alunos será entre os dias 8 e 12 de janeiro nas novas escolas municipais que forem ingressar no ano letivo de 2018.

Pré-Matrícula

Em breve, a Secretaria de Educação vai divulgar as datas de pré-matrícula, que será iniciada no mês de novembro. O cadastro vai acontecer por meio do site oficial da Prefeitura de Macaé. A primeira fase da pré-matrícula será direcionada aos alunos do maternal I e II. Após a primeira etapa, haverá a segunda fase voltada aos estudantes do pré II, Ensino Fundamental e Ensino Médio (região serrana). Já o remanejamento (troca de unidade escolar) está previsto para o mês de dezembro.


Fotos Relacionadas