Segunda fase da pré-matrícula termina hoje

14/12/2018 09:46:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

São oferecidas vagas para pré I e II, ensinos Fundamental e Médio e EJA

Termina nesta sexta-feira (14) o cadastro para a segunda fase da pré-matrícula, que está sendo feita pelo Portal da Prefeitura ou pessoalmente, das 9h às 17h, no polo de atendimento no Centro de Educação Tecnológica Profissional (Cetep), Rua Alfredo Backer, 363 - Centro. A pré-matrícula é direcionada a candidatos que não pertencem à rede municipal, além daqueles que em 2018 não estiveram matriculados.

Para esta etapa, estão sendo oferecidas vagas para as modalidades de Educação Infantil: pré I (quatro anos) e pré II (cinco anos), além de Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), Educação de Jovens e Adultos (ciclo I ao V), Ensino Médio (apenas na região serrana). Os estudantes devem ter a idade mínima prevista de quatro e cinco anos completos até dia 31 de março de 2019. A relação do resultado será divulgada no dia 9 de janeiro de 2019, no portal da prefeitura. A matrícula dos candidatos alocados na primeira e segunda etapas será no período entre 14 a 18 de janeiro de 2019.

Os candidatos devem lembrar que a idade determinada para ingresso ao Ensino Fundamental é de seis anos completos ou a completar em 31 de março de 2019. Já para Educação de Jovens e Adultos (ciclos I ao V) é de 15 anos, também até este período.

No cadastro, os interessados devem apresentar três opções de escolas e fornecer os seguintes dados: nome completo do candidato; data de nascimento, certidão de casamento ou documento oficial que substitua. No sistema, também deve ser declarado, conforme laudo clínico, se o candidato necessita de atendimento educacional especializado.

Devem ser apresentados dados como a etapa de Educação Infantil, nomes dos pais ou responsáveis legais e CPF, telefone para contato, e-mail, endereço e rede escolar de origem, quando for o caso.

Compete ao candidato, se maior de idade, pais ou responsáveis legais, se menores de idade, inserir todos os dados pertinentes ao processo de pré-matrícula. Se os pais ou responsáveis legais escolherem pela matrícula do aluno em outra escola, que não seja próxima de sua residência, o procedimento apenas será formalizado após integral atendimento de outros alunos residentes na proximidade da referida unidade escolar, e se ainda houver vagas remanescentes.

Caso não existam vagas nas opções apresentadas, a Secretaria Adjunta de Educação Básica poderá alocar o candidato em outra unidade escolar. A análise do quadro de previsão de vagas obedecerá aos seguintes critérios: número de salas existentes, capacidade física das salas existentes e das salas de aula, quantitativo de alunos previstos por turma e número de vagas existentes, disponibilizadas pelas unidades escolares.