Tem início a Segunda Semana de Formação Continuada

24/04/2017 10:50:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom

Iniciativa busca aprimorar a promoção do aprendizado em sala de aula

Cerca de 600 professores da rede municipal de ensino estão participando da 2° Semana de Formação Continuada em Serviços na Educação Infantil, no Centro de Formação Carolina Garcia. A formação - que começou hoje (24) e segue até a quinta-feira (27) -, propõe reflexões e vivências sobre as práticas pedagógicas integradas ao desenvolvimento infantil, considerando as especificidades etárias, as experiências de aprendizagem e as múltiplas linguagens expressivas da crianças como objetivo de assegurar uma ação docente efetiva que promova aprendizagens significativas.

São 18 turmas, nos turnos da manhã e tarde, qualificando 50% dos educadores da Educação Infantil que trabalham diariamente nas 60 escolas de Educação Infantil da Rede.

A formação foi dividida em dois módulos e o primeiro foi trabalhado no primeiro encontro, no mês de março, e será fechado no próximo encontro que terá inicio na segunda. Os temas trabalhados serão "Traços, sons, cores e imagens", e "Corpo, gestos e movimentos".

Segundo a superintendente da Educação Infantil, Mariana Duarte, a formação está sendo coordenada por 10 orientadores pedagógicos da rede e toda formação foi pautada nas diretrizes nacionais. "A iniciativa está sendo trabalhada com uma diversidade de material e com base no Documento Municipal de Orientações Praticas das Escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Macaé, material desenvolvido pela secretaria de Educação, que tem facilitado muito o trabalho dos professores nas salas de aulas ", disse.