Transporte escolar é renovado com 60 ônibus novos

06/04/2020 13:11:00 - Jornalista: Equipe Educação

Foto: Divulgação

Veículos possuem ar condicionado e acessibilidade

A rede municipal de ensino está renovando a frota do transporte escolar com a aquisição de cerca de 60 novos ônibus. Os veículos contam com ar condicionado, portas de acesso em ambos os lados para embarque e desembarque - permitindo que os alunos fiquem nas calçadas e não na direção das vias públicas -, além de acessibilidade, com elevador hidráulico e espaço para pessoas com deficiência e cadeirantes, atendendo assim, quem possui mobilidade reduzida. Ao todo, uma média de 5.600 estudantes, do 1º ao 5º ano, que fazem uso do transporte dedicado, serão beneficiados.

Com a capacidade de 47 lugares, os novos ônibus serão disponibilizados para o transporte dos estudantes na área central, bairros e região serrana, que receberá veículos mais altos com suspensão diferenciada, características específicas para uso na área rural com a finalidade de assegurar o conforto e zelo dos transportados. O tamanho dos ônibus também é considerado ideal para garantir melhor mobilidade na cidade, causando, assim, o mínimo de impacto no trânsito do município.

"Mesmo com a suspensão das aulas, em decorrência da situação de emergência, por conta da pandemia de coronavírus, continuamos trabalhando em prol de ações para melhor atender os alunos. Estamos investindo na infraestrutura escolar e ampliando a frota com veículos mais modernos, seguros e adequados à legislação”, detalhou o ex-secretário de Educação, Guto Garcia.

A rede municipal atende uma média de 42 mil alunos. Deste total, 9 mil fazem uso do transporte escolar municipal (ônibus, vans, kombis e micro-ônibus), com atendimento para alunos da Educação Especial, estudantes das áreas de difícil acesso e aqueles que moram distante da escola.

Para melhor saber a sistemática do transporte escolar dedicado, diretores das escolas municipais recebem orientações da Coordenação de Transportes. Guto Garcia pontua que o trabalho da Coordenação de Transportes visa reforçar a maior aproximação da família e a escola. "Com a integração da comunidade escolar, o transporte, oferecido gratuitamente aos alunos, poderá fluir de maneira mais ágil e dinâmica", finalizou.


Fotos Relacionadas