Três mil alunos do Ensino Fundamental serão avaliados

13/03/2019 11:29:00 - Jornalista: Equipe Educação

Foto: João Barreto - Arquivo Secom

Aplicação da prova acontecerá nos turnos da manhã e da tarde, em 45 escolas

Cerca de três mil alunos da rede municipal de ensino, matriculados no 2° ano do Ensino Fundamental, realizarão nesta quinta (14) e sexta-feira (15) a primeira edição de 2019 da Avaliação Macaense da Alfabetização (AMA). Na quinta-feira (14), os alunos serão avaliados em Língua Portuguesa; na sexta-feira (15), em Matemática. A aplicação da prova acontecerá no turno da manhã e da tarde, em todas as 45 unidades escolares que atendem aos primeiro e quinto anos da rede. A segunda edição da AMA está prevista para setembro deste ano.

Esta avaliação, elaborada pela Secretaria Municipal de Educação de Macaé, por meio da Superintendência do Ensino Fundamental e Médio, é um instrumento diagnóstico aplicado aos alunos, após um ano de estudos no Ensino Fundamental, de maneira que as informações resultantes possam auxiliar o trabalho do professor e dos gestores ao longo do ano.

Os objetivos da AMA são: realizar diagnóstico do nível de compreensão leitora, de escrita e raciocínio lógico matemático no início do 2º ano de escolaridade e aprimorar os planejamentos dos professores e a execução das práticas pedagógicas diversificadas a partir da análise dos resultados da Avaliação. Além disso, tem como meta subsidiar as equipes gestoras e técnicas da Unidade Escolar, visando à promoção de ações para o aprimoramento do trabalho no primeiro segmento do Ensino Fundamental e assegurar que todos os estudantes sejam capazes de ler textos com fluência e compreensão, produzir textos com autonomia e mobilizar conhecimentos matemáticos necessários à vida cotidiana.

A Coordenação de Alfabetização destaca a importância da aplicação da AMA no início e no final do ano letivo. "Com os resultados dessa avaliação é possível trabalhar os objetivos de Língua Portuguesa e de Matemática que precisam ser aprimorados ao longo do ano", ressaltou a equipe.